Nesta edição será discutido a azia e refluxo com o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Waechter
Nesta edição do Arauto Saúde, falaremos sobre azia e refluxo com o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Waechter.
O que diferencia a azia do refluxo?
A azia é o sintoma decorrente do refluxo, que é o retorno do líquido estomacal para dentro do esôfago. Esse é o mecanismo do refluxo. E isso acontece porque temos uma válvula na saída do esôfago e entrada do estômago, que por algum motivo, o principal deles é a hérnia de hiato, ela não funciona mais, degenera, se torna incapaz. Então, normalmente o alimento desce pelo esôfago, a válvula abre, a comida passa e a válvula fecha. Isso evita que ocorra o refluxo, que o líquido ácido do estômago volte para o esôfago. Quando a gente tem essa válvula degenerada ou a presença de uma hérnia de hiato, essa válvula fica sempre aberta e assim como o líquido passa ao estômago, ele volta em direção ao esôfago. O esôfago não foi feito para tolerar esse líquido ácido, por isso o desconforto, a sensação de queimação ou até de dor no peito. Esses sintomas então, chamamos de azia.
Qual é o perigo para pessoas de mais idade? Há quem sinta o refluxo durante o sono, que pode acometer os pulmões.
Sim e este é um caso extremamente grave porque pode provocar a pneumonia por aspiração, uma pneumonia química e com alta quantidade de bactérias. No primeiro momento, acontece uma lesão química por causa do ácido que vai para dentro do pulmão e no segundo momento, se instala uma pneumonia bacteriana sobre um tecido já lesado quimicamente.
Toda azia é advinda do refluxo ou existem outras situações?
É possível haver azia por outras situações, mas eu digo que 98% dos casos é por conta do refluxo. Pode haver azia em razão de doenças como acalasia ou um câncer de esôfago.
O que você recomendaria a quem sofre com os sintomas de queimação?
Tem que investigar. A azia é um sintoma, o refluxo pode causar desde um sintoma simples como a azia até um muito grave como a pneumonia ou o câncer de esôfago. É sempre recomendada a investigação para tratamento do problema.