Região

Ação popular quer alterar pagamento de diárias em viagens do Legislativo

Publicado em: 02 de junho de 2022 às 09:52 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 20:25
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Comitê Sindical coleta assinaturas para apresentação de um projeto de lei

    Uma ação popular quer alterar a forma de concessão de diárias no Legislativo de Venâncio Aires. O Comitê Sindical do município iniciou a coleta de assinaturas para apresentação do projeto de lei, que visa alterar a forma de pagamento das despesas dos vereadores, passando da modalidade de concessão de diárias para ressarcimento.

    A ação busca obter mais de 3 mil assinaturas até o final do mês para protocolar o projeto de lei na Câmara de Vereadores. Dessa forma, o Comitê Sindical estuda realizar ações no Centro de Venâncio Aires para alcançar o número de participações. Além disso, as listas podem ser encontradas nos sindicatos colaboradores.

    “Quando o vereador for a trabalho em outro município ou outro estado, se ele gastar R$ 40 ele deve apresentar uma notinha e ser ressarcido pelo valor. É uma forma de ter respeito com o dinheiro do povo”, diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e Vestuário, João Campos.

    Somente para os compromissos dentro do Rio Grande do Sul, é repassada aos vereadores a quantia de R$ 287 a diária. A ação do Comitê busca pagar apenas os valores gastos na agenda dos parlamentares com a apresentação das notas fiscais.

    O Comitê Sindical de Venâncio Aires é composto pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Venâncio Aires, Sindicato do Calçado e Vestuário de Venâncio Aires e Mato Leitão, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo, Alimentação e afins de Venâncio Aires, Sindicato dos Servidores Públicos de Venâncio Aires e Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz e Região.