DUPLICAÇÃO

Obra da BR-471 será retomada após ajustes no projeto, diz secretário

Publicado em: 02 de abril de 2025 às 07:01
  • Por
    Emily Lara
  • FOTO: NÍCOLAS DA SILVA/GRUPO ARAUTO/ ARQUIVO
    compartilhe essa matéria

    Segundo Vanir Ramos de Azevedo, foram identificados problemas na execução, incluindo a ausência de aprovação prévia do projeto pelo Dnit

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul espera retomar em breve as obras de duplicação da BR-471 no trecho urbano do município. A informação foi confirmada em entrevista à Arauto News 89,9 FM pelo secretário municipal de Planejamento, Vanir Ramos de Azevedo. O lote 1 das intervenções, sob responsabilidade da PAP Construtora e Incorporadora, foi paralisado judicialmente por conta das investigações da Operação Controle, deflagrada em novembro de 2023. O lote 2, executado pela Avante, também foi paralisado, mas de forma cautelar.

    Segundo o secretário, ao assumir a gestão, a Administração Municipal identificou uma série de problemas na execução, incluindo a ausência de aprovação prévia do projeto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “A obra começou sem sequer ter o projeto dela aprovado junto com o Dnit. Então, nós tivemos nas primeiras semanas de governo uma reunião e tem uma série de intervenções que foram feitas de forma inadequada, dentro daquilo que o DDnit prevê, e nós precisamos fazer uma série de ajustes no projeto”, afirmou.

    Azevedo explicou que a pasta está trabalhando com três engenheiros na correção do projeto para garantir que a obra seja retomada dentro das normas exigidas, para evitar problemas futuros e assegurar que todos os ajustes necessários serão feitas antes da conclusão e entrega do trecho ao Dnit. A revisão do projeto inclui ajustes técnicos relacionados a acessos viários, altura e drenagem.

    Além disso, o secretário destacou que a Prefeitura já está atualizando o orçamento da obra. Conforme ele, a Administração espera ter novidades ainda no primeiro semestre de 2025, com a licitação do projeto revisado e, talvez, com o início do processo licitatório da obra.