Nota também detalha as medidas de segurança adotadas pela coordenação desde o início das semifinais
A Coordenação da Liga de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) divulgou, nesta quarta-feira (2), um comunicado oficial em resposta aos confrontos que ocorreram após o jogo entre as equipes de Linha Santa Cruz e João Alves, no último domingo (31), pela rodada de volta das semifinais. O episódio de violência envolvendo jogadores e torcedores que estavam no local foi amplamente compartilhado nas redes sociais.
Assinada pelo coordenador da Lifasc, Décio Luís Hoscheidt, a nota expressa profundo lamento pelos acontecimentos e destaca que a disputa entre as equipes, embora acirrada dentro de campo, não justifica os atos de violência que se sucederam após o apito final. A coordenação ressaltou o alto nível de disputa que caracteriza as competições da liga, mas enfatizou que o comportamento das torcidas e atletas no pós-jogo não condiz com os princípios de “integração e congregação das comunidades, que são a essência da fundação”.
A nota também detalha as medidas de segurança adotadas pela coordenação desde o início das semifinais, para evitar episódios de violência. Entre as ações destacadas, estão a contratação de profissionais especializados em segurança, a solicitação de apoio da Brigada Militar para manter a ordem pública e a mudança no fluxo de entrada dos torcedores no Estádio do Imigrante, em Linha Santa Cruz. Além disso, a coordenação fez esforços para garantir árbitros federados e contratou uma equipe de captação de imagens para a partida de domingo, com o intuito de registrar o ocorrido para eventuais análises posteriores.
Leia a nota na íntegra:
Queremos lamentar profundamente os acontecimentos registrados nos jogos do último domingo, dia 31/05/2025, por conta da rodada de volta das semifinais do Campeonato principal da Lifasc. Vale registrar o alto nível de disputa dentro de campo, que demonstra que as comunidades são protagonistas de grandes espetáculos dentro das quatro linhas.
Por outro lado, queremos externar nosso sentimento de tristeza em relação aos fatos ocorridos após o término da partida entre Linha Santa Cruz e João Alves, que foram amplamente divulgadas em rede social por vídeos registrados pelas torcidas.
Atos como estes não condizem com a essência da Lifasc, que é de integração e congregação das comunidades, que são a essência da fundação da Liga, há quase 24 anos.
Queremos informar a todos que desde a rodada de ida das semifinais do campeonato, a Coordenação tomou algumas providências, pois acompanhou o tensionamento dos ânimos entre as torcidas, fustigados por atos dos atletas dentro de campo.
1 – Foram adotadas medidas de segurança, como a contratação de profissionais especializados e encaminhamento de ofício para que a Brigada Militar auxiliasse na manutenção da ordem pública.
2 – No caso do Linha Santa Cruz, o clube alterou o fluxo de entrada de torcedores dentro do seu estádio, não permitindo o ingresso de veículos dentro do Estádio do Imigrante.
3 – Em relação à arbitragem, foram feitos esforços para trazer árbitros federados para que conduzissem as partidas deste domingo, a fim de garantir aos clubes maior isenção nas partidas.
4 – Houve a contratação de equipe de captação de imagens para a partida entre Linha Santa Cruz x João Alves.
A partir dos acontecimentos, já na noite deste domingo, a coordenação começou a se mobilizar para verificação das medidas cabíveis a serem tomadas em relação aos acontecimentos. Na noite de segunda-feira, 31/03, a coordenação e o jurídico se reuniram para analisar os fatos e verificar possíveis enquadramentos com base no Regulamento Geral da Lifasc. Na terça-feira, dia 01/04, a coordenação teve acesso às súmulas e, a partir daí, tem prazo de 48 horas para aplicar e comunicar as punições aos clubes, conforme prevê o Regulamento.
Queremos lembrar que os fatos ocorridos são muito graves, elencados entre os mais graves já ocorridos ao longo da história da Lifasc, e estão sendo analisados com a mesma seriedade e isenção como foram os que ocorreram em outrora.
Reiteramos que é fundamental que os clubes assumam seu papel de protagonismo, pois são co-organizadores do campeonato. A coordenação da Lifasc é a junção de dirigentes eleitos pelos clubes para que possa conduzir as competições. E como tal, pedimos a compreensão em tomar as medidas da melhor maneira possível, de forma isenta e sensata.
Notícias relacionadas

UniCo é superado pelo Franca fora de casa
Equipe santa-cruzense fez bom primeiro tempo, mas não conseguiu parar o atual tricampeão do NBB

AO VIVO: Arauto News transmite confronto de Ceisc União Corinthians e Sesi Franca pelo NBB
A partida inicia às 20h, fora de casa

Galo promove treino aberto com elenco que vai disputar a Divisão de Acesso 2025
Evento ocorre neste sábado, a partir das 08h, no Estádio dos Plátanos

Atleta santa-cruzense conquista medalhas em campeonato de atletismo em São Paulo
Jaqueline Weber segue sua preparação no Brasil antes de embarcar para compromissos internacionais