Criminosos que praticam furtos na cidade são detidos, mas rapidamente libertados, retornando às ruas para refazer os crimes
Santa Cruz do Sul enfrenta uma situação que desafia as forças de segurança, onde criminosos que praticam furtos na cidade são detidos, mas rapidamente libertados, retornando às ruas para refazer os crimes. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Rodrigo Schoenfeldt, afirmou que esta condição impacta diretamente nos índices de criminalidade.
“É difícil a gente entender. Para nós policiais também, por vezes, causa uma certa frustração, principalmente aquele policial que está na rua, que correu atrás desse indivíduo. São quase sempre os mesmos. Os índices disparam quando eles estão na rua e decrescem quando eles estão poucos dias fechados“, disse.
A falta de uma legislação mais rigorosa para crimes como furto é um dos principais problemas apontados pelo comandante. “Eu acho que seria muito importante que houvesse uma revisão a nível nacional do Código Penal Militar, para que nós pudéssemos ter, por mais tempo, os indivíduos que não se comportam dentro da nossa sociedade, segregados dela“, defendeu.
Para tentar minimizar o problema, a Brigada Militar tem mantido um trabalho de monitoramento e patrulhamento constante no Centro da cidade, em parceria com os lojistas. Redes de comunicação entre os comerciantes auxiliam na identificação de suspeitos. “A nossa relação com o nosso comércio é muito forte. O pessoal, nas redes que temos em comum, vai se avisando. A gente está sempre de olho, tem que estar sempre correndo atrás. É um consumo grande de energia, tanto dos lojistas quanto da Brigada“, revelou.
Ainda, o coronel ressaltou que as casas prisionais do Vale do Rio Pardo têm capacidade para receber esses indivíduos, ou seja, o problema não é decorrente de uma superlotação nos presídios.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Foragido é recapturado pela Brigada Militar de Rio Pardo
Após procedimentos legais, ele foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul

Homem é preso por furto a estabelecimento comercial em Santa Cruz
Caso foi registrado na Delegacia de Polícia

Identificada mulher que foi assassinada a golpes de facão em Santa Cruz
Companheiro da vítima prestou depoimento e a Polícia Civil investiga o caso

Mulher morre e dois ficam feridos após acidente entre carro e caminhão
Colisão aconteceu na localidade de Três Cachoeiras, no quilômetro 396 da BR-153