Geral e Região

Nícolas Morsch estreia no Gauchão

Publicado em: 02 de março de 2021 às 09:29 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 13:02
  • Por
    Gabriel Fuelber
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Ricardo Duarte / Inter
    compartilhe essa matéria

    Atacante da equipe do Internacional foi titular ontem contra o Juventude

    O sonho de se tornar um renomado jogador de futebol faz parte do imaginário de milhões de crianças e jovens. No entanto, são poucos aqueles que conseguem alcançar voos mais altos e se profissionalizar, seja pela falta de oportunidades ou pelas dificuldades que a vida de atleta acaba impondo. Para Nícolas Miguel Morsch, de 19 anos, criado em Vera Cruz, a semana de estreia do Campeonato Gaúcho de Futebol 2021 marca um dos momentos mais aguardados da sua vida: o começo da trajetória na equipe profissional do time colorado.

    Em razão da proximidade com o fim dos campeonatos nacionais, a maioria dos clubes que disputaram o Brasileirão 2020 decidiu dar um período de descanso para seus atletas, possibilitando aos jogadores da base a disputa dos campeonatos estaduais. Nesta segunda-feira, Nícolas estreou como titular na vitória do time colorado por 1 a 0 contra a equipe do Juventude, no Beira-Rio, pela rodada inaugural do torneio estadual. Além dele, outros 15 jogadores do tradicional “Celeiro de Ases”, como é conhecida a base do Internacional, foram chamados para iniciar o campeonato na busca pelo título estadual, que não vem desde 2016. Nascido em Santa Cruz do Sul, foi nos campos amadores de Vera Cruz, onde sempre residiu com sua família, que o jogador deu os seus primeiros passos na busca por um futuro promissor no esporte. Com o apoio da família, o jovem revela  ter começado a jogar futebol aos seis anos, tendo como maior inspiração o seu pai, Clóvis Morsch, que teve grande destaque no futebol amador da região durante os anos em que atuou.

    Trajetória

    Com um enorme potencial a ser consolidado, Nícolas teve grande parte da sua formação realizada no Genoma Colorado, em Santa Cruz do Sul. Além disso, a participação em campeonatos da Liga de Integração de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) e no Municipal de Vera Cruz foram recorrentes antes de atuar pela equipe do Santa Cruz, onde, após ter se destacado nas categorias de base, foi convidado para realizar testes no Internacional. Após algumas atividades, a direção colorada optou por permanecer com o jovem, que afirma ter sido um período de muitas novidades e adaptação a uma nova realidade. “Cheguei no Inter em 2017, após ser chamado para um teste. A adaptação no começo foi um pouco difícil por ser tudo muito novo, mas logo se acostuma. Acabei conhecendo bem as pessoas e o clube. Depois foi tranquilo”, revela o jogador. 

    Em 2020, o atacante viveu seu auge na carreira com a conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior em cima do maior rival, o Grêmio. A competição pode ter sido um divisor de águas na carreira de Nícolas, que frisa que foi um momento inesquecível a vitória sobre o tricolor. “O título da Copa São Paulo foi o momento mais marcante da minha vida no futebol até aqui, abriu muitas portas”, conta o atacante.

    Sonho alcançado

    Segundo Nícolas, a oportunidade de integrar a equipe profissional representa a realização de um sonho que por muito tempo foi almejado e que agora se torna realidade. “Estava na expectativa de ser chamado, porque sabia do trabalho que estava fazendo. É uma grande oportunidade para mim e todos os outros jovens. Receber a notícia de que iria estar com os profissionais foi algo muito especial, a realização de um dos meus maiores sonhos”, afirma o jovem atacante, que conta estar determinado a aproveitar todas as oportunidades e os jogos. “É um ano fundamental na minha carreira, um dos mais importante de todos. Vou me esforçar ao máximo para agarrar todas as chances”, ressalta o jogador, integrante confirmado da equipe colorada para as primeiras rodadas do Gauchão.