Sessão inicia às 16h
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul abre oficialmente as atividades legislativas da Legislatura 2025-2028 na próxima segunda-feira (3), às 16h, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi. Quando soar o sininho tocado pela presidente Nicole Weber (Podemos) e proferir a frase “Invocando a proteção de Deus, declaro aberta a sessão ordinária”, estará iniciando uma nova era na Câmara de Vereadores, com novos componentes e começam a ser apreciadas as suas ideias e projetos. A comunidade pode acompanhar pessoalmente – o acesso ao plenário é livre – ou pelas redes sociais do Legislativo.
A primeira atividade dentro da sessão será a Tribuna Popular, onde o primeiro assunto será referente à Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos de Santa Cruz do Sul (ASAN, por Fernando José Rabuske. Posteriormente, Diego Taffarel, da Associação Santa Cruz de Cinema e Audiovisual, vai abordar a apresentação do Santa Cruz Polo Audiovisual, planos do ecossistema para o desenvolvimento do Audiovisual e da Cultura no município.
Entre os projetos na pauta estão os vetos do Executivo aos seguintes projetos: do vereador Rodrigo Rabuske, que cria o IPTU Verde e Acessível; do vereador Raul Fritsch, que cria o Plano Municipal de Informações e Contingências sobre eventos climáticos; da vereadora Nicole Weber, que cria o Programa Liderança Jovem visando a formação de Grêmios Estudantis nas escolas; do vereador Rodrigo Rabuske, que cria o Programa Escolas Bilíngues; dos vereadores Jair Eich, Professor Cleber e Raul Fritsch e Licerio José Agnes, referente a pavimentação de vias públicas.
O Executivo encaminhou proposta de emenda à Lei Orgânica, que altera o art. 78 da Lei Orgânica que limita o número de servidores municipais. A vereadora Bruna Molz apresentou projeto de lei que revoga o artigo que proíbe a permanência de animais em certos locais públicos e privados.
Raul Fritsch, subscrito por Ilário Keller, apresentou projeto de lei que denomina quatro vias públicas de Rua Luiz Ebert, Rua Alvina Thereza Seibert Ebert, Rua Lori Helga Ebert e Rua Célio Astor Ebert.
O vereador Raul Hermes apresentou projeto de lei que dispõe sobre a implantação de Código de Barras Bidimensional – Código QR nas placas de obras públicas municipais. Edson Azeredo encaminhou projeto de lei que dispõe sobre a entrega domiciliar gratuita de medicamentos às pessoas com deficiência, com doenças crônicas e idosas. Outro projeto de lei de Edson Azeredo propõe a redução da taxa de iluminação pública. Gerson Vargas apresentou projeto de lei que dispõe sobre a destinação de recursos orçamentários para obras de pavimentação.
O Executivo encaminhou projeto de lei que cede servidora ao Município de Vera Cruz; a autorização para permutar servidores com o Estado do Rio Grande do Sul; a firmar Termo de Cessão de Uso de retroescavadeira e equipamentos da Patrulha Agrícola à Associação Pró-Desenvolvimento Comunitário de São José da Reserva (APROCOR); a autorização para a contratação de cinco serventes, um motorista, um atendente de farmácia.
O Executivo ainda requer a abertura de crédito especial no montante de R$ 7.407.076,76 para custear despesa de diversas secretarias; a alteração do demonstrativo da Memória de Cálculo do Resultado Primário e Nominal e do Demonstrativo de Compatibilidade do orçamento municipal; a alteração da lei dispõe sobre o transporte coletivo escolar; a contratação de dois assistentes sociais e um psicólogo. A Mesa Diretora apresentou uma proposta para a alteração do Regimento Interno da Câmara.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão