Ao todo, 50 policiais e agentes públicos estiveram envolvidos na operação de combate ao abate de animais clandestinos em Vera Cruz
ATUALIZADA ÀS 12H
Foi deflagrada na manhã deste sábado (1º) uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Secretaria Estadual de Agricultura com foco no combate ao abate de animais clandestinos em Vera Cruz. Cerca de 50 policiais e agentes públicos estiveram envolvidos na operação.
Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em propriedades de Linha Henrique D'ávila, Corredor Tornquist, Vila Triângulo, Linha Fundinho, Bairro Arco-íris, Linha Mato Alto e Linha Capão. A operação atendeu a um pedido do Ministério Público e foi focada nessa região devido à concentração das denúncias. Ao todo, nove equipes com policiais civis, técnicos da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Agricultura cumpriram os mandados de apreensão de carnes e equipamentos, sendo visitados 16 locais.
Segundo informações da inspetoria veterinária, cerca de 600 kg de carnes e embutidos foram apreendidos na operação com aspectos desagradáveis, contendo grama, sujeira, cabelo. A carne será encaminhada por um caminhão a Cruzeiro do Sul e terá como destino uma empresa que fabrica ração, denominada Faros.
Em Linha Henrique D'ávila, foram apreendidos 93 kg de carne de porco em um açougue, 20 kg de salsichão sem procedência e pacotes de salsicha vencida. Já em um açougue de Vila Triângulo foi apreendida carne sem nota. O funcionário do açougue alegou à Vigilância Sanitária que havia abatido o porco em um matadouro da localidade. O técnico da Vigilância entrou em contato com o matadouro que passou a informação de que a carne não teria sido abatida no local. No local, foram apreendidos 250 kg de carne de porco e gado.
SOBRE A OPERAÇÃO
A organização da operação se iniciou pelas 7h deste sábado e contou com a presença, além de policiais civis, de representantes da Vigilância em Saúde de Vera Cruz, Secretaria Estadual de Agricultura e Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar.
O titular da Delegacia de Polícia de Vera Cruz, Paulo César Schirrmann, e a delegada Raquel Schneider, da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Cruz, coordenaram a ação, com apoio de 1ª e 2ª Delegacias de Polícia de Santa Cruz, Delegacia Especializada em Furtos Roubos e Entorpecentes e Capturas (Defrec) e policiais da DPPA.
VEJA AINDA: Vigilância apreende medicamentos em mercado durante operação
AVALIAÇÃO
Segundo o titular da Delegacia de Polícia de Vera Cruz, Paulo César Schirrmann, a operação já vinha sendo organizada há bastante tempo pela Pol´ciia Civil de Vera Cruz e técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura e funcionários do município. "Nós reunimos uma série de informações referente a locais que havia a prática do abate clandestino. "Nós sabemos que a operação de hoje não será o fim dessa prática ilegal, mas a gente, pelo menos por um tempo, começa a dar um pouco mais de um cuidado para esse tipo de ação criminosa", observa.
A operação deste sábado é um clamor da comunidade de Vera Cruz, principalmente daqueles estabelecimentos que vendem carne de forma regularizada. Foram insistentes pedidos nos órgãos de fiscalização para que ocorresse essa ação.
Ainda de acordo com o delegado, em alguns locais, embora não tenham sido verificadas carnes irregulares, foram apreendidas anotações e blocos que servem como prova de que havia uma prática ilegal. Para os proprietários desses estabelecimentos, a lei prevê pena de detenção de dois a cinco anos a quem vende, tem depósito ou entrega materiais impróprios para o consumo. Contudo, será investigado se em algum outro caso haja algum tipo de crime.
Notícias relacionadas
Motociclista fica ferida após acidente em Venâncio Aires
Colisão aconteceu na manhã desta terça-feira, na região central
Mulher que morreu em acidente na RSC-287 será sepultada nesta terça-feira
Márcia Piccini Nunes era a condutora do automóvel Sandero que colidiu com um caminhão
Identificada jovem que morreu em acidente na RSC-287 em Venâncio Aires
Gabriele Beatriz de Carvalho dirigia uma moto, que foi atingida por um automóvel
Motociclista de 18 anos morre em acidente na RSC-287
O teste do etilômetro, realizado no motorista do outro veículo envolvido, deu positivo