SANTA CRUZ

Saúde, segurança e proteção pautam tarde de conscientização

Publicado em: 01 de outubro de 2024 às 15:37
Mais de 600 pessoas participaram do evento em Santa Cruz do Sul | Junio Nunes
compartilhe essa matéria

Em 14 edições, iniciativa do SindiTabaco com apoio da Afubra já impactou mais de 36 mil pessoas na Região Sul do Brasil

A tarde chuvosa desta terça-feira (1º) não impediu que mais de 600 pessoas participassem do 14º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, em Santa Cruz do Sul. Promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o evento encerrou a programação de seminários de 2024.

No mês de julho, os eventos foram realizados no Paraná, nos municípios de Irati e Palmeira; e, em Santa Catarina, em Canoinhas e Santa Terezinha, com a participação de 1,5 mil pessoas. Além de produtores de tabaco, participaram agentes de saúde, diretores de escolas, conselheiros tutelares e autoridades locais e regionais.

A programação teve muita interatividade com o público que participou do podcast Vida no Campo, uma peça teatral que encena um programa de rádio online e que conta com a participação de especialistas sobre os temas abordados.

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, saudou os participantes e falou da importância dos valores recebidos de casa, na infância. A começar pela honestidade, solidariedade, amor ao próximo, valor do trabalho. Na sequência, destacou o papel da escola para abrir novas oportunidades. Também relacionou o papel do zelo à saúde e à segurança dos produtores. “Vocês podem escolher sentir mais ou menos dor. Quanto mais a gente se cuida, menos dor vamos sentir depois“, disse Schünke, ao mencionar o uso de agrotóxico, o trabalho na colheita, e a importância do uso de EPI e demais recomendações passadas pela equipe de campo compartilhadas para o bem e longevidade dos produtores.

Esses momentos são muito importantes para reforçar as orientações junto aos produtores e conscientizar sobre dois temas muito importantes para o nosso negócio. A palavra que melhor resume os objetivos do Ciclo é ‘proteção’. A proteção do futuro das crianças e dos adolescentes; a proteção dos produtores; e a proteção do nosso negócio. Ao desenvolvermos nossas crianças, para que estejam preparadas para melhor conduzirem suas vidas no futuro, e ao protegermos a saúde e a segurança dos produtores, estamos também zelando pela sustentabilidade da cadeia produtiva do tabaco e a manutenção do Brasil na liderança mundial de exportações há mais de 30 anos”, avalia o presidente do SindiTabaco Iro Schünke.

O presidente da Afubra, Marcilio Drescher, reforçou a importância da educação. “Somos uma cadeia produtiva organizada, referência em qualidade, integridade e também em produção sustentável. É importante que tenhamos esse olhar de fazer as coisas bem-feitas, para que nossos filhos possam seguir nessa atividade que gera renda e que tenhamos os cuidados necessários para que possamos ter qualidade de vida no futuro”, reforçou Drescher.

Leia também