Coordenadora de Enfermagem do Hospital Ana Nery, Suzeline Ferreira explica que a limpeza adequada é fundamental para reduzir a transmissão de infecções
O Dia Mundial de Lavagem de Mãos é celebrado em 15 de outubro, e a coordenadora de Enfermagem da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Ana Nery, Suzeline Ferreira, destaca que, embora a prática seja simples, a higienização adequada das mãos é fundamental para reduzir a transmissão de infecções, como doenças respiratórias e viroses, garantindo ambientes mais seguros e de convivência saudável.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde, a limpeza deve seguir um passo a passo correto. O recomendado é, primeiramente, molhar as mãos e, somente após, colocar o sabonete, esfregando as mãos umas nas outras, de modo a espalhar a espuma em todas as superfícies. Em seguida, enxaguar com água corrente e secar completamente com um pano limpo ou lenços de papel.
Suzeline alerta que, caso a pessoa estiver usando anéis ou alianças, é necessário movê-los para que o produto alcance todas as áreas. O ideal é que o processo completo de lavagem dure de 40 a 60 segundos.
A enfermeira também explica a diferença entre a lavagem com água e sabão e o uso de álcool gel. A primeira é indicada quando há sujeira visível, enquanto o produto alcoólico pode ser utilizado em situações onde há apenas a sensação de mãos sujas, especialmente antes de entrar em hospitais ou ter contato próximo com outras pessoas.
Além disso, Suzeline aponta que a higienização das mãos é crucial ao interagir com pessoas imunodeprimidas, pois estes possuem o sistema imune fragilizado por conta de determinadas condições, podendo apresentar risco aumentado para doenças infecciosas.
Notícias relacionadas

Diagnóstico precoce aumenta em até 90% as chances de cura do câncer
Oncologista clínica do Hospital Ana Nery, Sheila Marquetto, afirmou que é fundamental a realização de exames preventivos

China Brasil Tabacos reforça presença e inovação na 23ª Expoagro Afubra
Durante o evento, o público teve a oportunidade de conhecer de perto o compromisso da empresa com a qualidade, inovação e sustentabilidade na produção de tabaco

Qualidade e inovação da Paiol Sementes são destaques na Expoagro Afubra
Empresa que tem sede em Estrela Velha promove ação especial no evento; visitantes concorrem a Iphone

China Brasil Tabacos vai apresentar estações interativas e boas práticas na Expoagro 2025
Maior exportadora de tabaco brasileiro para a China trará espaços dedicados à tecnologia e à excelência agrícola