Expectativa dos organizadores é superar público da edição de 2022, que chegou a 7 mil pessoas
Com o tema “Senhor ensina-nos a rezar” Lc 11,11, será realizada dia 8 de setembro, em Linha Santa Cruz, a 23ª Romaria da Santa Cruz. São esperadas caravanas de fiéis das 51 paróquias, distribuídas em 40 municípios de abrangência. A expectativa da comissão organizadora é superar o público da edição de 2022, que chegou a 7 mil pessoas.
O evento religioso será coordenado pelo padre José Renato Back, Pároco da Paróquia dos Santos Mártires das Missões. A programação inicia às 8h com a acolhida dos romeiros em frente da Igreja dos Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz. Às 9h tem início a caminhada com destino ao Seminário São João Batista, onde está plantada a cruz da Romaria. Às 10h15min., será celebrada a Santa Missa no Altar- Monumento. A celebração contará com a presença do Administrador Apostólico, Dom Aloísio Alberto Dilli e do bispo nomeado, Monselhor Itacir Brassiani.
Após a missa, será invocada a benção individual da saúde para os romeiros que desejarem. A programação segue no local, com almoço (lanches diversos), apresentações artísticas e momento para confissão. Às 13h30min, ocorre a Celebração de Envio.
Preparação
Na sexta-feira (6), às 19h30min, será rezada a Via-Sacra no Seminário São João Batista coordenada pelo Reitor do Seminário Propedêutico Interdiocesano São João Batista, Pe. Edson Pereira e pelos seminaristas. A oração será presencial e também transmitida pelas redes sociais do seminário e diocese. Pede-se que os participantes levem uma cruz, confeccionada por ele mesmo, em papel, madeira, crochê ou outro material. A mesma será benzida e no dia da romaria deverá ser levada para a caminhada. Após, o participante poderá oferecer para um amigo ou familiar, como gesto de sacrifício e de amor.
Infraestrutura da Romaria
Tudo está sendo preparado com muito carinho para receber e acolher os romeiros. No Seminário, haverá uma estrutura e apoio em serviços de saúde, alimentação e acolhimento. No seminário haverá tendas das pastorais, Livraria Diocesana, tenda de chimarrão e praça de alimentação com lanches diversos. Haverá ainda, um lugar reservado para confissão. A capela também estará disponível para Adoração ao Santíssimo.
Notícias relacionadas

Nos primeiros 100 dias do ano, Cisvale soma R$ 37 milhões em projetos
Balanço das ações realizadas até o dia 10 de abril revela ainda os repasses de R$ 645 mil e as seis estações meteorológicas, recebidas do Sicredi

Conexão News realiza segunda edição no Bairro Arroio Grande
Depois de marcar presença na Praça Getúlio Vargas, o programa chega em um dos bairros mais populosos da cidade

Idoso morto por vizinho recebe homenagem da Câmara de Vereadores
Zimer de Oliveira Rocha foi executado no dia 24 de março de 2025

Solicitação antiga da comunidade, área de lazer no Bairro Várzea recebe melhorias
A ação atende a um pedido formalizado pela associação de moradores