Culminância se dará com o desfile cívico-militar na Rua Ernesto Alves
Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (1º), na Praça Siegried Heuser, foram abertas oficialmente as comemorações da Semana da Pátria em Santa Cruz do Sul. O tema municipal deste ano é "Educação: Patrimônio Cultural, Histórias e Memórias da Cidade” e o homenageado é o professor e diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen. Já o tema nacional é "200 Anos da Independência do Brasil."
O Fogo Simbólico foi trazido do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) e ficará até as 17h desta quinta na escultura conhecida como Homem de Ferro, construída pelo artista plástico Alceo Luís de Costa. A vigília ao fogo ocorrerá até o dia 7 de setembro e será feita por várias entidades. A culminância da Semana da Pátria ocorrerá com o desfile cívico-militar na Rua Ernesto Alves, no dia 7, a partir das 9h.
A abertura da Semana da Pátria também teve a participação da menina Antonella Feijó, de 6 anos. Ela frequenta a Casa da Criança e dança na Invernada Mirim do CTG Lanceiros de Santa Cruz. Ficou conhecida como declamadora mirim com 20 mil visualizações na internet. Também declamou pelo CTG Estância Alegre, abrindo o Festival do Costelão. Ainda foi a ganhadora do Show de Calouros da última edição da Praça da Cidadania no Bairro Schultz.
Durante o ato de abertura das comemorações, o professor Nestor Raschen destacou a importância da valorização da educação e da cidade: "Talvez a gente só valoriza o lugar onde está quando nós estamos fora e temos saudade de casa. Sabemos o quanto é importante ter esta terra, este chão e esse lugar onde se vive. Santa Cruz é formada por muitas pessoas extraordinárias que levam conhecimento. A educação é a base de tudo e torna a criança um adulto e cidadão responsável. A criminalidade e violência também vão diminuir quando existirem escolas atendendo bem as crianças."
A prefeita de Santa Cruz, Helena Hermany, destacou que a valorização da pátria começa por cada criança, família e município: "A pátria somos todos nós". Da mesma forma, também ressaltou a importância da educação: "Estou muito feliz com a parceria que temos de escolas estaduais, municipais e particulares, principalmente no tempo da pandemia. São as crianças que ensinam os adultos. Quando nós conseguimos colocar nas crianças os valores, esses valores passam pela família. Fico muito feliz de termos escolhido como homenageado um professor que é um educador e um exemplo para Santa Cruz. É preciso valorizar e saber cuidar das coisas para se ter um município cada vez melhor de se viver".
Notícias relacionadas

Prefeitura de Santa Cruz abre inscrições para seleção de veterinário e agente de combate às endemias
O prazo segue aberto até sexta-feira

Administração de Venâncio Aires lança edital para compra de equipamentos para o Corpo de Bombeiros
Previsão é adquirir um bote inflável com capacidade para seis lugares e um reboque específico para o transporte da embarcação

Catedral São João Batista terá nova iluminação interna e externa a partir de setembro
Projeto inclui sistema luminotécnico com cores especiais em datas comemorativas, modernização elétrica e preparação para instalação de elevador

Instituto Crescer Legal celebra uma década de transformação social no meio rural
Iniciativa do SindiTabaco já formou mais de mil jovens aprendizes e promove alternativas ao trabalho infantil no campo