A orientação é que os produtos não sejam consumidos
A Secretaria de Saúde de Porto Alegre e a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul alertam toda a população, em especial gestantes e imunodeprimidos, para não consumir produtos já adquiridos de fiambreria fatiados da marca Zaffari. Foi encontrada a bactéria Listeria monocytogenes que pode causar danos à saúde individual e coletiva. Lembrando que a rede de supermercados onde foi encontrada a bactéria não é a mesma que possui unidade em Santa Cruz do Sul. O estabelecimento, localizado na Avenida do Imigrante, pertence ao Comercial Zaffari, cuja sede é em Passo Fundo. Já a que teve os produtos retirados de circulação é do Grupo Zaffari Bourbon, de Porto Alegre.
Os produtos já foram retirados de comercialização e os Centros de Fatiamento e Distribuição da Marca envolvidos foram interditados pela própria empresa até que se resolva a situação. As equipes de Vigilância em Saúde seguem alertas acompanhando o caso e adotando as medidas necessárias.
Nesta sexta-feira (1º), na Secretaria Estadual de Saúde, em coletiva, os secretários de Saúde do Estado e de Porto Alegre confirmaram que a bactéria Listeria monocytogenes foi encontrada em produtos fatiados na rede Zaffari. Mas não há risco de epidemia por conta da bactéria, encontrada na loja Bourbon Ipiranga, na Capital. A recomendação segue sendo não consumir produtos fatiados na rede, que suspendeu a venda. Agora, serão feitos testes para conferir se a bactéria for controlada e, então, liberar a rede para vender produtos fatiados no Zaffari.
O Grupo Zaffari divulgou a seguinte nota de esclarecimento nesta quinta-feira (31):
A empresa informa que, no dia 17 de agosto, foram feitas coletas de amostras de produtos na unidade de fatiamento localizada no hipermercado Bourbon Assis Brasil, e no hipermercado Bourbon Ipiranga, cujos resultados de análise ainda não foram comunicados à empresa. Desde então, preventivamente, foram intensificados os processos de higienização das áreas de produção daquelas unidades, mediante indícios de provável presença de bactéria. No dia de hoje (31), o Serviço de Inspeção Municipal, por motivo de cautela, determinou a descontinuidade da produção da unidade de fatiamento do Bourbon Assis Brasil. A empresa retirou os produtos que estavam disponíveis nas lojas abastecidas por ela (hipermercado Bourbon Assis Brasil e as lojas de pequeno porte de Porto Alegre), que a partir de amanhã passarão a atender os clientes com produtos fornecidos diretamente das indústrias. Por iniciativa da empresa, a área de produção de fatiados do hipermercado Bourbon Ipiranga teve sua produção descontinuada como medida preventiva, enquanto aguarda o laudo oficial dos produtos coletados pela Vigilância Sanitária.
Notícias relacionadas
Planejamento encaminha licitação para pavimentação de duas ruas de Candelária
Vias Mem de Sá e 21 de Abril serão contempladas com recurso do Senador Paulo Paim
Governo lança ações para se antecipar a período de alta da dengue
Método que infecta mosquitos com bactéria será ampliado a 40 cidades
STJ mantém decisão de suspensão das obras na Rua Almirante Alexandrino em Rio Pardo
Em 2024, o Ministério Público ajuizou uma ação com o argumento de que as obras teriam potencial de causar dano ao patrimônio histórico local
Após enchentes no estado, governo liberou R$ 2,5 bilhões para agricultura familiar
MDA divulgou balanço das medidas de apoio adotadas em 2024