Com nova sede administrativa em Santa Cruz mas atuando por todo Brasil, empresa tem o agronegócio no DNA
Uma empresa que sonha alto, mas mantém os pés no chão. Ou melhor seria dizer: mantém os pneus na estrada. A trajetória de sucesso da Transportes Mähler poderia ser medida por diversos aspectos. O sonho de seu Romualdo Mähler em comprar um caminhão, a sucessão da empresa com as gerações seguintes, a vocação em transportar a riqueza agrícola do país, a presença em diversas regiões brasileiras, os mais de 400 colaboradores, a frota que se multiplica ou a nova sede, inaugurada neste ano. Não apenas uma razão para ser um empreendimento protagonista, mas um conjunto de motivos cultivados há 44 anos, quando seu Romualdo deixou o ofício em uma empresa fumageira para, prestes a completar 40 anos de vida, seguir o sonho de investir em um caminhão.
Dinheiro para isso não havia guardado, mas havia uma casa. “Uma casa não faz um caminhão, mas um caminhão faz uma casa”, recebeu o conselho do dono da fumageira como incentivo. Com a esposa, Inga, ele decidiu se desfazer do imóvel para comprar o caminhão. Seguiu sua intuição, seu sonho, e fez por merecer. Levava insumos, adubo para o interior, começou como comércio.
Quando a Pioneer se instalou em Santa Cruz, ofereceu-se para fazer cargas para a empresa. E assim foi, cresceu e espalhou a marca Mähler pelo país inteiro. É com emoção que o neto, o diretor Carlos Mähler, resume o princípio da trajetória da transportadora.
Desde o princípio, as riquezas produzidas no campo estão no DNA da empresa. “Nosso mercado hoje e nossa vocação é trabalhar no agro. A Mähler tem sede em Santa Cruz, mas o agro está no Brasil todo”, explica Carlos, um dos cinco gestores da transportadora. Com atuação forte na região de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, interior da Bahia e até mesmo no Acre, o descendente de seu Romualdo entende que o negócio da empresa é trabalhar com a logística. “A gente não pode pensar que onde há bandeira fincada não se move. O nosso negócio é sobre rodas e vamos onde a demanda existir”, exalta. Não é à toa que além dos colaboradores diretos e agregados, trabalham mais de 400 pessoas para a Mähler, na matriz em Santa Cruz e nas filiais Rio Grande, Santa Rosa, Itumbiara (Goiás), Primavera do Leste (Mato Grosso) e Itajaí (Santa Catarina).
E ainda que se espalhe pelo país, Carlos frisa que o carimbo é de Santa Cruz, e a forma gaúcha de fazer é muito bem vista em todo lugar pela forma com que a empresa faz, sua qualidade, seriedade, segurança, tecnologia e comprometimento com prazos e clientes.
NOVA SEDE
Toda empresa de transportes se caracteriza em divulgar sua frota, seu investimento constante ao cliente. A Mähler conta com frota própria de 60 caminhões e 150 carretas e semireboques. Mas quando começou o projeto de construir uma sede administrativa nova, na Avenida Presidente Castelo Branco, no Distrito Industrial, em Santa Cruz, internamente os gestores brincavam com a equipe que ali estaria o seu caminhão novo. “Aproveitem, desfrutem e produzam com ele”, comentam, ao proporcionarem ótimas condições para os funcionários desempenharem seu papel, na retaguarda dos motoristas que estão espalhados pelo país inteiro.
As novas dependências foram projetadas pela arquiteta Ana Mähler, irmã de Carlos, numa área que pertence à família há mais de 20 anos. A concepção foi criada com a equipe da empresa, com visão moderna, dinâmica, funcional, com espaços amplos para atender bem quem chega e promover o convívio dos colaboradores, que têm um espaço confortável para fazer suas refeições e relaxar, fazendo com que se sintam em casa.
E essa valorização do colaborador também é percebida no reconhecimento e crescimento profissional. A Transportes Mähler é uma marca na vida de Anderson Limberger. Ele, que começou atendendo carregamentos das fumageiras da região, abria e fechava conteiner, ajudava motoristas a manobrar, depois quis participar e conhecer o setor de manutenção da frota, o que exige atualização constante. Dedicação que o transformou em gerente na empresa e, com Carlos, a diretora Cristiane Pribbnow; o gerente dos negócios no Brasil central Lauri Rick; a gestora de qualidade e financeira Letícia Heinen, planeja o futuro da transportadora.
Ao se consolidar como uma referência no mercado, a Transportes Mähler se especializou em logística completa. E reafirma: o seu compromisso é fazer chegar.