Esportes

Aos 54 anos, um exemplo de dedicação pelo futebol

Publicado em: 01 de abril de 2022 às 07:56 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 18:42
  • Por
    Gabriel Fuelber
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Conhecido na região, vera-cruzense Ricardo Konzen segue atuando de forma consistente em competições de alto nível

    “Estou colhendo os frutos daquilo que semeei a 18 anos atrás”. Dessa forma, com orgulho da sua trajetória no futebol amador, é que o engenheiro agrônomo Ricardo Konzen, de 54 anos, justifica a participação em alto nível nos principais campeonatos de futebol da região. Assim, já se tornou comum para Konzen lidar com olhares de surpresa diante da sua presença entre os mais jovens. Contudo, basta a bola  rolar que a desconfiança sai de cena e dá lugar para a euforia, pelo bom desempenho do experiente jogador.

    Segundo o engenheiro, desde pequeno o seu amor pelo futebol foi evidente, tanto é que foram inúmeros campeonatos amadores de futebol desde o início dos anos 90 até hoje. Os títulos e as medalhas são até difíceis de se contabilizar. Atualmente, disputa três competições: o Campeonato de Futebol Sete em Vale do Sol, Campeonato Municipal de Vera Cruz e o Campeonato Master em Santa Maria.

    Saúde e liderança

    Conforme Konzen, duas questões foram fundamentais para que seu desempenho se mantivesse em alto nível nos últimos anos: atividade física e boa alimentação. “Iniciei há 18 anos o trabalho na academia e estou até hoje ininterruptamente, o que me proporciona um excelente condicionamento físico, com treinos voltados ao futebol. É uma alegria muito grande chegar a esta idade jogando em alto nível campeonatos de força livre e master”, salienta.

    Dessa forma, não é difícil imaginar o papel de liderança dentro das equipes que defende. “Eu tenho uma personalidade forte, quando eu entro em campo, procuro ser um líder determinado, focado e com objetivos bem definidos. Dentro do vestiário sou um motivador e tenho grande entrega dentro do campo. Para os jovens sempre procuro passar um pouco da experiência que tenho ao longo destes anos, mostrando os atalhos dentro do campo para o melhor desempenho de cada um”, frisa o jogador de futebol vera-cruzense.

    Aposentadoria?

    Com 54 anos, a possibilidade de pendurar as chuteiras ainda não faz parte do pensamento de Konzen, que espera  vivenciar muitas histórias dentro das quatro linhas. “Com o futebol, a gente  leva para a vida a convivência com pessoas diferentes , troca de experiências, amizades, humildade, respeito ao adversário, foco e determinação nos objetivos de vida. Tudo isso o futebol amador te proporciona. Tive e ainda tenho muitas experiências positivas e títulos conquistados, mas derrotas também, das quis tiramos grandes aprendizados”, destaca o jogador.

    Assim, com o apoio da família e dos amigos, o vera-cruzense segue trilhando sua trajetória pelo futebol amador da região, colecionando histórias e amizades. “Enquanto a minha saúde permitir, estiver motivado e focado para disputar as competições em alto nível, vou continuar jogando”, conclui Ricardo Konzen. 

    Curiosidade da bola

    Para quem vive no meio futebolístico, histórias inusitadas não faltam. Na vida de Konzen, uma em especial marcou a sua trajetória, e ocorreu em 1987, quando o município de Santa Cruz do Sul realizou um campeonato entre os distritos de Trombudo, Sinimbu, Herveiras, Gramado Xavier, Rio Pardinho e Monte Alverne. Defendendo o Trombudo, Konzen foi disputar uma partida fora de casa, quando teve uma surpresa. “Ao entrarmos em campo, pensei que a torcida da equipe adversária estaria soltando foguetes, mas na verdade estava dando tiros com arma de fogo para o alto. Foi algo que me marcou muito”, relembra o atleta.