Região e Covid 19

Comércio de Venâncio Aires fecha novamente a partir desta quinta

Publicado em: 01 de abril de 2020 às 15:29 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:20
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Reprodução/Facebook
    compartilhe essa matéria

    Decisão foi anunciada pelo Prefeito Giovane Wickert em transmissão ao vivo na tarde desta quarta

    Após o pronunciamento do governador Eduardo Leite, determinando o fechamento do comércio em todo o Rio Grande do Sul, Venâncio Aires reeditou as medidas que flexibilizavam o funcionamento dos estabelecimentos e vai acatar a decisão do Estado. O anúncio foi feito pelo prefeito Giovane Wickert, em transmissão ao vivo na tarde de hoje (1º). O decreto Estadual vale até o dia 15 de abril.

    Wickert havia decretado no final da tarde desta terça-feira (31), a reabertura do comércio com inúmeras restrições. Segundo ele, a medida, que passou a valer a partir desta manhã, vinha sendo respeitada por todos os comerciantes. "Quero agradecer a todos pelo cumprimento das regras nesse retorno do comércio, por evitar as aglomerações, orientar os clientes e respeitar as regras de higiene. Mas nós estamos nos adequando ao decreto maior, porque entendemos que precisamos respeitar a hierarquia", explicou.

    Pelo decreto Estadual, os estabelecimentos comerciais e prestação de serviços devem ficar fechados, apenas podem funcionar os essenciais como farmácias, bancos, lotéricas e supermercados, além dos setores de cadeia produtiva de alimentos, saúde e segurança. O novo documento ainda flexibiliza a abertura de empresas no ramo a construção civil, como materiais de construção, elétricos e sanitários. Também estão autorizados em caráter essencial, hoteis e hospedagens, além de oficinas e empresas de autopeças. O decreto ainda permite que os serviços não essenciais possam trabalhar com a tele entrega.

    Já as indústrias podem funcionar, desde que respeite os limites de funcionários, sendo permitido até 50% da capacidade. Autônomos e Escritórios de Contabilidade, também podem funcionar sem atendimento ao público. Para todas essas modalidades, a orientação é que mantenha as condições sanitárias de higiene e demais cuidados, opere com escala de revezamento e se possível, no home office.

    O novo decreto também flexibiliza a realização de cultos religiosos, mas só poderão ser realizados com limite de até 30 pessoas. Quanto aos atos fúnebres, as despedidas devem ser reservadas e apenas serão permitidas para mais pessoas no cemitério, com distanciamento adequado.

    Aos domingos, apenas supermercados e similares, farmácias e postos, que são enquadrados nos serviços essenciais, poderão funcionar. Permanecem fechados o parque do Chimarrão, casas de festas, ginásios, salões de comunidade, casas noturnas e bares( só vender comida, sem jogos etc), bem como ficam proibidas a circulação nas praças, eventos esportivos e celebrações nas igrejas. O prefeito ainda ressaltou que vai mater o toque de recolher a partir das 21h.