Diversas melhorias vão ser concluídas até o final deste ano
Um conjunto de ações e investimentos adotados pela administração do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul pretendem levar a casa prisional para uma realidade bem diferente de outras vistas no país. Há cerca de dois anos diversas melhorias estão sendo feitas com o objetivo de garantir mais segurança e infraestrutura para os prédios.
Conforme o diretor do Presídio Regional, Aledison Correia Picolini, todas as obras devem ser concluídas até o final deste ano. "Até setembro esperamos finalizar a construção do muro, que é a mais demorada. Também precisamos terminar a instalação de telas no pátio das galerias C e D, dentre outras melhorias. O objetivo é transformar o Presídio Regional em um modelo de segurança no Rio Grande do Sul", disse.
As obras, detalhadas abaixo, contam com investimento de mais de R$ 150 mil, com verbas oriundas do Poder Judiciário de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, em parceria com o Grupo de Apoio da Susepe.
Muro
Talvez a mais esperada pela comunidade. Visa dificultar o contato visual dos detentos com a parte externa do presídio, e conta com a mão de obra de nove presos do regime fechado. A estrutura, terá 150 metros de comprimento e 3 metros de altura. "Queremos dar mais segurança tanto para as pessoas que passam na rua, quanto para quem trabalha aqui dentro. A comunidade que passa pela rua não precisa saber que aqui tem um presídio", disse Picolini. Para ele, a construção do muro também dificultará que objetos sejam lançados para dentro do pátio.
Tela de proteção nos pátios
Impedir o arremesso de objetos, dentre eles aparelhos celulares, é o grande objetivo. O pátio das galerias A e B já conta com a estrutura que está sendo instalada no espaço das galerias C e D. A expectativa é de que o serviço seja concluído até o final do mês de maio. "Poucos presídios no Estado tem o pátio totalmente coberto, e nós teremos aqui em Santa Cruz do Sul. Com as telas diminui consideravelmente o número de materias arremessados para dentro das galerias", salientou o diretor.
Rede elétrica
Fios expostos já não são mais realidade. Toda a rede foi substituída em obra iniciada ainda no ano passado.
Anexo Feminino
O anexo ja foi inaugurado e funciona no antigo prédio do regime semiaberto. O investimento, também realizado em parceria entre o Grupo de Apoio da Susepe e o Judiciário, foi de 12 mil reais. Foram dois meses de trabalho que contaram com a mão de obra dos presidiários. Aledison Correia Picolini, afirmou que as obras incluíram a reforma de todas as janelas, celas e banheiros. "Fizemos aqui uma grande obra, que deu mais dignidade para as detentas", disse.
Atualmente, entre homens e mulheres, o Presídio Regional de Santa Cruz conta com 320 detentos.
Notícias relacionadas

Homem é flagrado com motocicleta furtada em Passa Sete
O veículo foi recolhido por um guincho

Brigada Militar prende jovem por adulteração de moto em Encruzilhada do Sul
Ação ocorreu na Avenida Olegário Moreira, no bairro Alto Alegre

Indícios de autoria, custódia no hospital e dinâmica cruel: o que se sabe sobre morte de mulher em Santa Cruz
Companheiro de vítima permanece internado e teria alegado versão sobre assalto; na Câmara, porém, vereador apresentou detalhes do caso

Pedestre é atropelado por carreta na RSC-153
Veículo de carga seguia de Gramado Xavier para Barros Cassal quando ocorreu o acidente. Vítima foi levada em estado grave para o hospital