Evento está marcado para este sábado, a partir das 18h
Santa Cruz do Sul se prepara para receber a 4ª edição do Bailinho da Borges, o carnaval de rua que vem encantando foliões de todas as idades. Marcado para este sábado (3), das 18h à 1h, o evento deve reunir, mais uma vez, a comunidade de Santa Cruz e região para festejar a nostalgia dos antigos bailinhos carnavalescos, embalados ao som de muitas marchinhas e sambas tradicionais. A festa será, novamente, na Borges de Medeiros, que estará bloqueada entre a Marechal Floriano e a Marechal Deodoro, incluindo a praça da Bandeira.
Atrações Musicais
Quanto às atrações musicais, teremos dois palcos: o tradicional, nomeado Palco Mor, ficará localizado na esquina entre a Borges de Medeiros e a Marechal Deodoro; e Palco da Praça, que ficará na Praça da Bandeira. Teremos a presença de duas super bandas, trazendo muitas marchinhas e sambas tradicionais para alegrar os foliões:
- Edinho Nascimento & Banda: Sucesso na edição passada, o músico santa-cruzense retorna ao palco da praça com uma super banda composta por dez talentosos músicos, cantores e cantoras que trarão um repertório recheado de marchinhas e releituras dos antigos e tradicionais bailes de carnaval.
- Banda Bebi: A banda, tradicional dos carnavais de Rio Pardo e região há 25 anos, é composta por músicos e instrumentistas de sopro e percussão que irão conduzir o cortejo carnavalesco pela Borges, com muitas marchinhas, sambas antigos e marchas-rancho.
Concurso de Fantasias
Sucesso nos anos anteriores, o Concurso de Fantasias será mantido nessa edição do Bailinho. Serão três categorias: infantil, adulto e melhor idade, todas com premiação de primeiro, segundo e terceiro lugar, julgadas por uma comissão especial do grupo Gazeta e abertas ao voto popular durante o evento. Além disso, haverá premiação para o Melhor Bloco do Bailinho da Borges.
Gastronomia e Serviços
A cervejaria oficial do Bailinho da Borges, a Cervejaria HBier, estará localizada em diversos pontos no perímetro do evento, em especial na Praça da Bandeira, ao longo da Borges de Medeiros e na Mal. Deodoro. Com preço promocional e copos personalizados disponíveis para venda, o folião poderá adquirir o seu eco copo na hora ou trazer de casa, se preferir.
A Praça de Alimentação estará centralizada na Praça da Bandeira, com 6 estabelecimentos escolhidos através de consulta pública. O público terá também à disposição uma variedade de opções gastronômicas e de bebidas disponibilizados pelo comércio já presente ao longo da Marechal Floriano e da Borges de Medeiros. Nesta edição, não haverá operações nas calçadas, facilitando o fluxo de pedestres.
Estrutura e Segurança
Para garantir maior comodidade aos presentes, serão disponibilizados 60 banheiros químicos, incluindo modelos com acessibilidade. No total, haverá 4 ambulâncias presentes no evento. A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo estará disponibilizando 2 ambulâncias completas com desfibrilador para garantir assistência médica de qualidade durante a folia. Teremos, ainda, mais uma ambulância particular e a Unidade Móvel Ambulatorial da Secretaria Municipal da Saúde, que ficará de plantão na Praça da Bandeira.
A exemplo das edições anteriores, o Bailinho da Borges contará com a presença ostensiva da Guarda Municipal, do Departamento de Trânsito Municipal, Brigada Militar, SUSEPE – Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Uma novidade será a atuação, pela primeira vez no Bailinho, do Comando Ambiental da Brigada Militar, com o intuito de prevenir e combater a poluição sonora e outras perturbações de ordem pública, como o uso de fogos de artifício.
Conforme compromisso já firmado em anos anteriores com o Ministério Público e com a Promotoria da Infância e Juventude, a organização do Bailinho da Borges estará orientando os proprietários dos espaços de vendas de bebidas para cumprimento da legislação que proíbe o fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
Ações Parceiras
A Secretaria Municipal da Saúde estará presente, também, através do Cemas (Centro Municipal de Atendimento à Sorologia de Santa Cruz do Sul), fazendo a distribuição de preservativos e orientações sobre DSTs e exames rápidos para a população em geral. A Vigilância Sanitária estará, ainda, realizando a fiscalização dos estabelecimentos, garantindo a qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.
A Coordenaria Municipal da Mulheres fará um trabalho de conscientização sobre o assédio feminino, tirando dúvidas, passando orientações e fazendo o acompanhamento de casos, se necessário. Em sua primeira ação no Bailinho, o Departamento Municipal da Diversidade pretende reforçar a importância da inclusão da pauta LGBTI+ em todos os grandes eventos do município. Entre as ações planejadas, estão a distribuição de material informativo, como Cartilha da Diversidade e leques alusivos ao tema, além de orientações e acompanhamento em casos de LGBTIFOBIA.
A Assemp (Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do irá disponibilizar lixeiras para coleta seletiva de lixo ao longo da Borges de Medeiros, com o intuito de amenizar o acúmulo de lixo nas vias e incentivar a destinação consciente dos materiais utilizados durante o evento. A Coomcat (Cooperativa de catadores e recicladores de Santa Cruz do Sul) também estará prestando serviço de coleta seletiva, triagem e destinação final ambientalmente adequada de resíduos recicláveis inorgânicos durante o evento.
Programação e Encerramento
Com uma programação voltada à todas as idades, o Bailinho da Borges irá manter em sua abertura, às 18h, o Carnaval Infantil, com a presença de atrações diversas para a criançada, no Palco da Praça. A partir das 20h, terá início o Cortejo Carnavalesco com a Banda Bebi, e logo após ocorrerá a abertura oficial do Carnaval no Palco da Praça, com a apresentação da Corte Oficial, formada pelo rei Erik Vinícius da Silveira e a rainha Gabriela Anthrax, que conduzirão a descida da Borges. A partir das 21h30min, Edinho Nascimento & Banda estarão fazendo a alegria dos foliões no Palco da Praça, até o final do evento.
O encerramento das atividades do Bailinho da Borges deve ocorrer, impreterivelmente, à 1h da manhã. A partir desse horário, será realizada a liberação das ruas interditadas para o evento, garantindo a circulação de veículos e pedestres e o fluxo continuo de trânsito. A ideia é que o movimento regular das vias públicas seja reestabelecido tão breve termine o Bailinho, assegurando o deslocamento da comunidade que costuma usar o trajeto.
- 18h – Carnaval Infantil, no Palco da Praça
- 20h – Início do Cortejo Carnavalesco, com a Banda Bebi
- 20h30 – Abertura do Palco da Praça, recepção da Corte + descida da Borges
- 21h30 – Abertura do Palco Mor e Apresentação da N’Band
- 21h30 – Apresentação de Edinho Nascimento & Banda, no Palco da Praça
- 01h – Encerramento
Linha de ônibus exclusiva para o Bailinho da Borges
A grande novidade desse ano é a disponibilidade de linhas de ônibus em horário extra para o evento, facilitando o retorno dos foliões para casa. O Consórcio TCS irá manter a linha 32 – Carlota/Rauber via Menino Deus em dois horários estendidos de saída do centro em direção ao bairro, passando por vários pontos da cidade: à 00:10h e à 1:00h (veja o itinerário completo no site do Consórcio TCS). A saída será da super parada atrás da Prefeitura Municipal, na Tenente Cel. Brito, e a empresa ressalta que os horários poderão ser ampliados conforme a demanda. O mesmo ponto também será utilizado por carros de aplicativo e serviço de táxi para embarque e desembarque de passageiros, proporcionando um acesso mais fácil e seguro aos meios de transporte públicos e privados.
Produção
O evento está sendo produzido pela Skené Projetos Culturais, com recursos captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio do Município de Santa Cruz do Sul, Pé de Coelho Filmes, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). O patrocínio é da Mor, Pitt Jeans e HBier, e o Aquarius Hotel é a hospedagem oficial da festa.
Avisos
- Haverá uma central de informações e acessibilidade localizado junto à Praça da Bandeira, no pergolado.
- O valor da cerveja comercializado pela Cervejaria HBier será de R$ 10.
- As camisetas oficiais do Bailinho estão sendo vendidas na Loja Festa e Fantasia, na 28 de Setembro, 502. O valor é de R$ 50, no pix ou dinheiro.
- Como o evento não possui estacionamento, é aconselhado que o público opte por outros meios de deslocamento, como táxi e carros de aplicativo.
- Será vetada a entrada de recipientes de vidro, como copos e garrafas.
- É expressamente proibida a venda de bebidas para menores de 18 anos.
Notícias relacionadas
Grupo Arauto participa do Google News Summit Brasil
Encontro realizado em São Paulo integra profissionais do país com o time Google, que apresenta novidades para o ecossistema de notícias
IFSul Venâncio Aires realiza obra para melhorar a infraestrutura
Investimento é oriundo de recurso extraordinário do período de calamidade pública
Prefeitura de Santa Cruz propõe criação de Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência
Objetivo é promover políticas públicas efetivas através de um mapeamento de dados consolidados dos cadastros existentes no município
Gauten Summit inicia nesta terça-feira em Santa Cruz
Evento segue até quinta-feira, no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia