Boletim prevê chuvas irregulares e amplitude térmica bem definida
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um boletim sobre a previsão do tempo para o verão no Estado. O balanço divulgado pelo órgão aborda expectativa de chuva e média de temperaturas.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, com um período de neutralidade climática, ou seja, sem El Niño ou La Niña, o verão terá um padrão de chuvas irregulares e alguns períodos curtos de tempo seco e quente. Além disso, a amplitude térmica deve ser bem definida com manhãs e noites mais amenos e tardes mais quentes.
Confira:
Janeiro:
As chuvas não serão tão expressivas. Os volumes devem ficar abaixo da média climatológica em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Essas precipitações serão pontuais, ocorrendo normalmente nas tardes e noites.
Com relação as temperaturas, as máximas ficarão acima da média em quase toda a metade Norte do Estado. Enquanto que na metade Sul, as temperaturas devem ficar abaixo e dentro do esperado.
Fevereiro:
Novamente, as chuvas não serão tão expressivas. Os volumes, conforme a Defesa Civil, devem ficar dentro da média ou levemente acima ou abaixo de forma pontual.
Já as temperaturas máximas tendem a dicar dentro ou acima da média na metade Norte, enquanto na metade Sul a expectativa é que as temperaturas fiquem abaixo da média.
Março:
Segundo o boletim da Defesa Civil, as chuvas continuam com volumes abaixo da média em todas as regiões do Estado.
As temperaturas máximas tendem a ficar abaixo da médica em praticamente toda a metade Norte do Rio Grande do Sul. Enquanto na metade Sul, Noroeste e Litoral Norte devem ficar acima do esperado.
Notícias relacionadas
Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas nos Vales do Taquari e Rio Pardo no último dia do ano
As regiões podem ser atingidas entre 12h e 20h desta terça-feira
Ano de 2024 é marcado por enchentes e temporais na região
De janeiro a dezembro, foram diversos registros relacionados ao clima, que causaram transtornos, destruição e mortes
Fim de semana deve ser de tempo firme e sol em Santa Cruz
Segundo o ClimaTempo, a chuva não deve aparecer
Aplicativo de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Mais de 1,7 mil municípios já foram mapeados