Boletim prevê chuvas irregulares e amplitude térmica bem definida
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um boletim sobre a previsão do tempo para o verão no Estado. O balanço divulgado pelo órgão aborda expectativa de chuva e média de temperaturas.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, com um período de neutralidade climática, ou seja, sem El Niño ou La Niña, o verão terá um padrão de chuvas irregulares e alguns períodos curtos de tempo seco e quente. Além disso, a amplitude térmica deve ser bem definida com manhãs e noites mais amenos e tardes mais quentes.
Confira:
Janeiro:
As chuvas não serão tão expressivas. Os volumes devem ficar abaixo da média climatológica em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Essas precipitações serão pontuais, ocorrendo normalmente nas tardes e noites.
Com relação as temperaturas, as máximas ficarão acima da média em quase toda a metade Norte do Estado. Enquanto que na metade Sul, as temperaturas devem ficar abaixo e dentro do esperado.
Fevereiro:
Novamente, as chuvas não serão tão expressivas. Os volumes, conforme a Defesa Civil, devem ficar dentro da média ou levemente acima ou abaixo de forma pontual.
Já as temperaturas máximas tendem a dicar dentro ou acima da média na metade Norte, enquanto na metade Sul a expectativa é que as temperaturas fiquem abaixo da média.
Março:
Segundo o boletim da Defesa Civil, as chuvas continuam com volumes abaixo da média em todas as regiões do Estado.
As temperaturas máximas tendem a ficar abaixo da médica em praticamente toda a metade Norte do Rio Grande do Sul. Enquanto na metade Sul, Noroeste e Litoral Norte devem ficar acima do esperado.
Notícias relacionadas

Semana começa chuvosa, mas tempo firme deve predominar em Santa Cruz a partir de quarta-feira
Segunda-feira (7) será marcada por chuva fraca e temperaturas entre 16ºC e 22ºC

Conforme Defesa Civil, tendência é de que não ocorram enchentes no primeiro semestre deste ano
Mesmo sem previsão de desastres, órgão seguirá fazendo monitoramento constante

Cidade da região tem oitava menor temperatura do ano no estado nesta sexta; veja
Previsões indicam que temperaturas devem seguir abaixo da média

Massa de ar polar derruba temperaturas no Vale do Rio Pardo a partir desta quinta-feira
Previsão da MetSul Meteorologia indica que o frio se intensificará na sexta-feira