Apresentação ocorreu no Salão Nobre do Palacinho, com a presença da comunidade
Foram anunciados, no início da noite desta quarta-feira (1º), os nomes dos secretários municipais que estarão à frente do Executivo de Santa Cruz do Sul entre 2025 e 2028. A apresentação ocorreu no Salão Nobre do Palacinho, com a presença da comunidade.
De acordo com o prefeito Sérgio Moraes (PL), dos 16 secretários anunciados, apenas um não possui formação acadêmica. “Os outros, todos são formados pela Unisc ou por outra universidade. Esse secretário foi escolhido por ser uma pessoa muito capacitada e com conhecimento para conduzir a secretaria”, destacou Moraes.
Conheça o nome dos novos secretários
•Secretário Municipal de Administração e Gestão: Matheus Ferreira
Matheus Ferreira, 33 anos, advogado, assume a Secretaria de Administração e Gestão de Santa Cruz do Sul como seu oitavo cargo público. Matheus iniciou sua jornada no setor público com apenas 19 anos, ao assumir a Assessoria da Presidência e posteriormente a Assessoria Parlamentar na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.
Aos 21 anos, foi convidado pelo então Secretário Municipal Alex Knak para integrar a equipe da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul, coordenando a elaboração do 1º edital de transporte coletivo do município, além de contribuir significativamente em áreas como trânsito, táxis, iluminação pública e serviços urbanos. Aos 24 anos, foi nomeado Secretário Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul.
Entre 2017 e 2020, Ferreira ainda atuou como assessor parlamentar do então vereador Alex Knak e em 2021, Ferreira assumiu em Porto Alegre como assessor jurídico da Presidência da CORSAN.
Ferreira expandiu sua atuação ao colaborar na área educacional como Coordenador da Comissão das Universidades Comunitárias na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em conjunto com o Deputado Rafael Braga.
•Secretário Municipal de Agricultura: Zeno Assmann
Zeno Assmann traz para a Secretaria de Agricultura uma sólida experiência em gestão pública e um perfil dedicado ao desenvolvimento sustentável e econômico do município. Formado em Turismo pela Unisc, Zeno tem uma visão estratégica para aproveitar as potencialidades locais, aliando planejamento e inovação.
Com atuação destacada como vereador, consolidou-se como um representante comprometido com os interesses da comunidade, desenvolvendo projetos que impactaram positivamente diversos setores. Sua passagem pela Secretaria da Fazenda foi marcada por uma gestão eficiente e responsável, garantindo o equilíbrio das contas públicas e implementando políticas que fortaleceram a economia municipal.
À frente da Secretaria de Agricultura, Zeno Assmann traz uma ampla bagagem administrativa e política, além de um olhar atento às demandas do setor rural e agroindustrial, essenciais para o desenvolvimento do município.
•Secretária Municipal de Cultura: Douglas Albers
Douglas Albers, 41 anos, é um profissional dinâmico e comprometido com a comunidade local. Casado com uma enfermeira concursada do município e pai de dois filhos, Sophia e Caetano, ele reúne uma experiência diversificada que o capacita a assumir um papel estratégico na promoção e valorização da cultura. Atuou como jornalista no Grupo Gazeta, onde desenvolveu uma visão ampla da realidade local. Nos últimos 12 anos, consolidou-se como empresário no ramo geriátrico, evidenciando suas habilidades em liderança e gestão.
Com profundo vínculo com o município, Douglas encara a cultura como um instrumento de transformação social. Sua visão é promover a valorização das tradições locais, a inclusão e o estímulo à criatividade, projetando a cidade como referência cultural.
•Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo: Jaqueline Marques de Souza
Jaqueline Marques de Souza assume a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo trazendo uma trajetória sólida e multidisciplinar, marcada por sua ampla experiência em gestão estratégica, tanto no setor público quanto no privado. Com formação em Direito e especializações em Governança, Planejamento Societário e Comércio Exterior, ela alia competência técnica a uma visão inovadora e prática.
Durante sua gestão como Secretária Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul (2016-2020), destacou-se pela modernização de processos administrativos e financeiros, ampliação de vagas na educação infantil e revitalização de escolas municipais, além de equilibrar as finanças da pasta ao reverter déficits históricos. Seus esforços resultaram em avanços nos índices educacionais, melhoria na infraestrutura escolar e implementação de tecnologias de gestão que trouxeram maior eficiência ao sistema educacional.
No setor privado, sua experiência de mais de uma década em comércio exterior consolidou sua expertise em exportação, importação e liderança de equipes, reforçando seu perfil de gestora estratégica. Reconhecida por sua resiliência, visão global e habilidade em implementar soluções eficazes, Jaqueline está preparada para enfrentar os desafios da gestão pública, contribuindo de forma significativa para o progresso e desenvolvimento da comunidade.
•Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão: Fátima Alves da Silva
Fátima Alves da Silva, primeira-dama de Santa Cruz do Sul, assume a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão com uma trajetória marcada por um profundo compromisso com as causas sociais. Criada nos bairros mais carentes da cidade, ela conhece de perto a realidade e as dificuldades enfrentadas pela população vulnerável, o que moldou sua sensibilidade e dedicação em transformar vidas. Graduada em Educação Física pela UNISC, Fátima atuou como Coordenadora do CODESC e por mais de 10 anos esteve à frente de ações de grande impacto social como Presidente da Aprovi. Sua atuação nas Formiguinhas Solidárias, grupo criado após a campanha “AME JUJU”, ampliou a rede de solidariedade no município, beneficiando inúmeras famílias. Com experiência prática e empatia genuína, Fátima assume a secretaria com a missão de promover inclusão, dignidade e igualdade social, reafirmando seu compromisso de construir uma cidade mais justa e acolhedora.
•Secretário Municipal de Fazenda: Bruno César Faller
Administrador e mestre em Administração pela UFRGS, advogado, professor e produtor rural, Bruno Cesar Faller é natural de Santa Cruz do Sul, casado e tem uma filha. Militante antigo do PDT, chegou ao Legislativo na legislatura de 2017 a 2020 e em 2018 foi eleito para o cargo de Presidente da Câmara de Vereadores. No pleito de 2020 foi reeleito pelo PDT para o segundo mandato e foi o autor do Código de Ética da Câmara de Vereadores. Com experiência em administração pública, foi secretário Municipal de Administração em 2005-2006, secretário de Planejamento em 2001-2002, Procurador Jurídico em 2000 e secretário de Transportes e Serviços Públicos no período de 1997 a 2000. Foi professor na Faculdade Dom Alberto de 2005 a 2021 e Coordenador Pedagógico do Curso de Administração de 2013 a 2017. Atualmente é professor no curso SEG Cursos Técnicos. Com forte atuação na educação e na cultura, tem uma grande ligação ao agronegócio e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.
•Secretária Municipal de Educação: Jane Wunder Sabin
Jane Wunder Sabin possui uma trajetória profissional marcada por sua dedicação à educação e à gestão pública. Licenciada em Matemática pela UNISC, tem pós-graduações em Educação Matemática e Gestão Escolar, com ênfase em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção, pela Faculdade Dom Alberto.
Com mais de uma década de atuação na Rede Municipal, onde foi nomeada professora em 2010, Jane acumulou experiências significativas tanto na sala de aula quanto na gestão escolar, tendo ocupado os cargos de vice-diretora e diretora de escola por três anos em cada função. Durante esse período, demonstrou habilidade para liderar equipes, promover um ambiente escolar inclusivo e implementar práticas pedagógicas eficazes.
Anteriormente, sua experiência no setor educacional incluiu atividades no RH da Educação, entre 2005 e 2006, onde adquiriu amplo conhecimento sobre a administração de pessoal. Além disso, em 2009, durante o governo da ex-prefeita Kelly Moraes, trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento Social, no departamento financeiro, colaborando para a gestão de recursos. No âmbito legislativo, atuou como assessora parlamentar da deputada Kelly Moraes na Assembleia Legislativa, entre 2007 e 2008, período em que desenvolveu habilidades estratégicas e administrativas. Estudante de escolas públicas durante sua formação básica, Jane traz uma visão realista sobre os desafios e potencialidades da educação pública. Seu compromisso com o aprendizado contínuo e a qualificação profissional reflete-se em sua sólida formação acadêmica e nas experiências práticas que moldaram sua carreira.
•Secretário Municipal de Habitação: Nilo Barbosa
Nilo Barboza, presidente do PDT e figura central do partido, alia sua sólida trajetória política à experiência como microempresário e assessor parlamentar. Reconhecido por sua dedicação às causas sociais, traz uma bagagem em gestão pública e diálogo com a comunidade, consolidando-se como uma liderança comprometida com o desenvolvimento social e urbano.
•Secretária Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade: Prissila Bordignon
Prissila Bordignon assume a Secretaria do Meio Ambiente, trazendo uma trajetória marcada pela gestão estratégica e pelo compromisso com as pessoas. Acadêmica em Gestão Pública e vice-presidente do PL Mulher, Prissila acumula uma experiência de mais de 15 anos no setor privado. No setor público, atuou como assessora parlamentar do Deputado Federal Marcelo Moraes, obtendo uma visão ampla sobre gestão, liderança e projetos, além de participar ativamente da implementação de diversas políticas públicas.
Prissila demonstrou sua habilidade em liderar projetos complexos durante a enchente de maio de 2024, no Rio Grande do Sul. Reconhecida por sua capacidade de inovar, Prissila está preparada para liderar a Secretaria do Meio Ambiente. Seu objetivo é aliar desenvolvimento econômico à preservação ambiental, promovendo ações que impactem positivamente a qualidade de vida da população e garantam um futuro sustentável para as próximas gerações.
•Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura: Francisco Carlos Smidt
Francisco Carlos Smidt, conhecido como Carlão, é militar da reserva, empresário e advogado com uma trajetória de destaque em Santa Cruz do Sul. Com sete mandatos como vereador, foi duas vezes o mais votado e presidiu a Câmara Municipal entre 1994 e 2009, exercendo liderança e promovendo avanços importantes para o município. Em 2020, assumiu interinamente o cargo de prefeito, demonstrando capacidade de gestão em um momento desafiador.
Além de sua atuação política, Carlão foi secretário de saúde entre 2001 e 2004 e liderou instituições de grande relevância, como o Hospital Ana Nery e o Clube Subtenente e Sargentos. Também integrou o Conselho Superior da APESC, entidade mantenedora da UNISC, por mais de 30 anos, consolidando sua contribuição ao desenvolvimento educacional da região.
Com formação em Direito, História e Estudos Sociais, além de uma pós-graduação em História, Carlão combina sua sólida formação acadêmica com experiência administrativa e habilidades de gestão pública.
Carlão é casado com Rosemeri, têm três filhos, Matheus, Natália e Laura e o netinho Joaquim. À frente da Secretaria de Obras, traz sua expertise para implementar melhorias na infraestrutura urbana e impulsionar o desenvolvimento de Santa Cruz do Sul, sempre com foco na qualidade de vida da população.
•Secretaria Municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana: Vanir Ramos de Azevedo
Vanir Ramos de Azevedo é servidor público concursado do Município de Santa Cruz do Sul desde 2001. Advogado com experiência em Direito Civil, Direito Administrativo e atuou como consultor jurídico na área de licitações e contratos públicos. Foi Secretário Municipal de Administração de 2017 à 2019, e de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade entre 2016 e 2017. Foi membro e coordenador da Unidade Central de Controle Interno da Prefeitura. Também atuou como coordenador do PROCON Municipal e Coordenador do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração.
Foi o primeiro corregedor da história da Guarda Municipal, sendo também responsável por implementar a Lei de Cotas Raciais em concurso em Santa Cruz do Sul e conduziu a implantação do primeiro programa voltado a gestão de qualidade no âmbito do Executivo Municipal (PGQM), tendo sido o idealizador da Escola de Gestão. No período que esteve a frente da Secretaria de Administração instituiu a Semana do Servidor Municipal realizada anualmente em outubro.
Formado em Direito, com Pós-graduação em Gestão e Legislação Tributária, e atualmente está cursando especialização em Direito Eleitoral.
•Secretário Municipal de Saúde: Rodrigo Rabuske
Rodrigo Rabuske é graduado em Ciências Contábeis pela UNISC, possui Especialização em Auditoria e Perícia Contábil, MBA em Finanças Empresariais e MBA em Gestão Pública. Leciona na Faculdade Dom Alberto e é sócio proprietário de escritório contábil.
Em 2020 candidatou-se pela primeira vez ao cargo de vereador, sendo o quinto mais votado no Município, com 1.449 votos. Como vereador, defendeu pautas relacionadas à saúde, educação, agricultura e empreendedorismo, idealizando e presidindo a Frente Parlamentar pela Desburocratização. Ele conquistou a aprovação de leis importantes, como a Transparência nas filas do SUS (Lei que recebeu destaque nacional pela UVB em Brasília), implementação da educação financeira nas escolas municipais, a isenção de IPTU para pacientes oncológicos, leis de combate à corrupção, como o Compliance, além de uma série de leis de transparência na administração pública, como a divulgação das informações sobre obras públicas e emissão de relatórios pelas concessionárias de serviços públicos.
Em 2022, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores com uma votação unânime, algo inédito em mais de 30 anos, tendo liderado a reforma regimental, a implementação da Tribuna Popular e do processo eletrônico. Rodrigo também atuou como conselheiro fiscal do COREDE-VRP e foi membro do Conselho Estadual de Desburocratização (CEDE).
Em 2024, Rodrigo fez história em Santa Cruz do Sul, tornando-se o vereador mais votado da história, com 4.786 votos.É casado com Andréia Etges e pai do Christopher, natural da localidade de Linha Pinheiral, interior de Santa Cruz do Sul, onde iniciou sua trajetória ajudando a família nas lavouras de tabaco e no transporte de fumo, além de ser uma liderança nas atividades comunitárias e voluntárias.
•Secretário Municipal de Segurança e Trânsito: Reginaldo Martins Brito de Campos
Com uma trajetória de 34 anos de dedicação ao serviço público municipal, casado e pai de dois filhos, vindo de uma família de policiais civis e advogados, Reginaldo Martins Brito de Campos assume o cargo de Secretário de Segurança e Trânsito de Santa Cruz do Sul trazendo consigo uma vasta experiência e um histórico de excelência em segurança pública. Reginaldo ingressou na Prefeitura de Santa Cruz do Sul nos anos 90 como contratado, e logo destacou-se por sua competência e compromisso.
Em 1995, assumiu o desafio de ser Conselheiro Tutelar, função que desempenhou até 1998, evidenciando seu compromisso com o bem-estar e a segurança das crianças e adolescentes do município.
Em 2001, Reginaldo consolidou sua carreira ao ser empossado como Guarda Municipal, tornando-se uma figura central na proteção e segurança da comunidade local. Sua formação acadêmica inclui o título de Tecnólogo em Segurança Pública, com especialização em Gestão Integrada em Segurança Pública e em Inteligência Policial. Além disso, Reginaldo é Instrutor de Armamento e Tiro da Academia da Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul, atuou como Coordenador da Guarda Municipal de 2009 a 2012.
Posteriormente, foi Diretor de Segurança, desenvolvendo políticas e estratégias eficazes para a segurança do município. Reginaldo Martins Brito de Campos é reconhecido por sua ética, profissionalismo e dedicação incondicional à segurança pública. Sua visão estratégica, aliada à vasta experiência prática e teórica, faz dele uma liderança importante na condução da Secretaria de Segurança e Trânsito.
•Secretário Municipal de Serviços Públicos: Édson Alberto Kern
Edson Alberto Kern acumula mais de uma década de experiência em diferentes áreas da administração pública, sempre se destacando pela eficiência, liderança e capacidade de execução. Ao longo de sua carreira, Edson exerceu cargos importantes, como chefe de divisão, coordenador de departamento e assessor parlamentar, sempre deixando sua marca por onde passou.
Desde a sua atuação na Secretaria de Desenvolvimento Social, onde liderou programas e campanhas de impacto, até sua contribuição na Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, onde coordenou serviços essenciais e implementou melhorias no trânsito, sua habilidade de gerir recursos e pessoas foi amplamente reconhecida. Edson também desempenhou papel relevante na Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, coordenando ações que uniam conservação ambiental e melhorias urbanas. Com sua experiência como assessor parlamentar, auxiliou na formulação de políticas públicas e no atendimento às demandas da comunidade.
•Chefe de Gabinete: Juliana Bach
Com uma trajetória de 24 anos dedicados ao serviço público municipal, Juliana Bach assume o cargo de Chefe de Gabinete do prefeito. Reconhecida por sua experiência e comprometimento com a administração pública, Juliana se destacou em diversos setores e cargos de liderança ao longo de sua carreira.
Durante sua jornada na administração pública, desempenhou papéis fundamentais na Secretaria Municipal de Educação, como Chefe de Divisão Escolar, Coordenadora de Infraestrutura Escolar, Diretora e Secretária Municipal de Educação, onde liderou importantes projetos e iniciativas. Juliana também foi Presidente do Comitê de Emergência para Educação durante a pandemia de COVID-19, demonstrando sua capacidade de gestão em momentos de crise. Sua atuação em conselhos municipais, como os de Cultura e dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Comitê de Patrocínio evidencia seu compromisso com a comunidade e o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas e eficazes. Na Secretaria Municipal de Planejamento e na Secretaria Municipal da Fazenda, acumulou conhecimento em planejamento governamental, captação de recursos e gestão orçamentária e participou da implantação do Aprova Digital. Além de trabalhar no setor de Arrecadação e Dívida Ativa. Juliana é reconhecida por suas habilidades em liderança, trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.
•Secretária Municipal de Esporte e Lazer: Daiton Mergen
Daiton Mergen, natural de Arroio do Tigre, se destacou no cenário esportivo e político da região. Com 43 anos de idade, é formado em Educação Física UNISC, onde concluiu sua graduação em Bacharelado e Licenciatura no ano de 2009. Sua trajetória é marcada pela paixão pelo esporte e pela dedicação ao desenvolvimento social por meio da prática esportiva. Ao longo de mais de 15 anos, Daiton coordenou escolinhas de Futsal em Santa Cruz do Sul, conduzindo projetos reconhecidos por sua qualidade e impacto positivo na formação de jovens atletas. Seu trabalho foi amplamente aclamado em toda a região dos vales, evidenciando sua habilidade em identificar e potencializar talentos locais, além de promover a inclusão social através do esporte. Daiton também soma duas décadas de experiência como atleta amador, tendo atuado em diversas equipes do interior do município.
Na esfera política, exerceu o mandato de vereador entre 2020 e 2024, período em que se destacou por sua atuação em defesa de políticas públicas voltadas para o esporte, lazer e qualidade de vida.
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