Salve um Gatinho

Há quase 10 anos, ONG de Santa Cruz resgata gatos em situação de maus-tratos

Publicado em: 01 de janeiro de 2025 às 15:12
  • Por
    Kássia Machado
  • Colaboração
    Bianca Mallmann e Paola Severo
  • Foto: Reprodução/Instagram
    compartilhe essa matéria

    No momento, 55 gatos estão sob os cuidados da organização

    A ONG Salve um Gatinho é um grupo de voluntárias que atua em Santa Cruz do Sul resgatando gatos em situação de vulnerabilidade e maus-tratos. Os animais são cuidados, alimentados e, posteriormente, encaminhados para adoção responsável.

    Com um grande número de protetores voltados a cães de rua, o trabalho da ONG surgiu em 2015 para atender a necessidade de assistência aos felinos. “Decidimos criar o Salve um Gatinho e começar a trabalhar exclusivamente com o resgate de gatos, já que havia outras entidades preocupadas com os cães. Começamos devagar, ajudando os gatinhos de rua em situação de maus-tratos e vulnerabilidade”, explica Cândice Silveira, integrante da entidade.

    Atualmente, a ONG conta com cinco voluntárias que se dedicam ao resgate, aos primeiros cuidados e ao encaminhamento dos animais para adoção. “Temos nossa página, onde as pessoas entram em contato conosco e relatam dificuldades relacionadas a animais abandonados. Na medida do possível, atuamos e realizamos os resgates”, destaca Eliane Lopes, outra integrante da ONG.

    Segundo Eliane, o período de férias é especialmente complicado. Nesta época do ano, o número de gatos abandonados nas ruas aumenta, resultando na superlotação dos lares temporários vinculados à ONG.

    No momento, 55 gatos estão sob os cuidados da organização. Muitos deles encontram-se em tratamento de doenças, o que dificulta a liberação para adoção responsável. Apesar dos desafios, a ONG conta com parcerias da Prefeitura de Santa Cruz e da comunidade para manter suas atividades.

    Quem tiver interesse em contribuir ou adotar um gato(a) pode entrar em contato por meio das páginas do Facebook ou Instagram da Salve um Gatinho.