Jarbas da Rosa e Izaura Landim seguem à frente da Administração Municipal até 2028
Foram empossados, nesta quarta-feira (1º), os eleitos no pleito de outubro em Venâncio Aires. A solenidade, realizada no plenário Vicente Schuck da Câmara de Vereadores, reconduziu ao cargo o prefeito Jarbas da Rosa e a vice-prefeita Izaura Landim, e formalizou a eleição dos 15 vereadores, Alberto Sausen (Podemos), Alessandra Ludwig (PDT), Claidir Kerkhoff, (Republicanos), Diego Wolschick (Progressistas), Eduardo Luft (PDT), Eligio Weschenfelder (PSB), Everton Dias (PDT), Ezequiel Stahl (PL), Gilberto dos Santos (MDB), Jeferson Schwingel (Progressistas), Luciana Scheibler (PDT), Nelsoir Battisti (PSD), Nilson Lehmen (MDB), Sandra Silberschlag (Progressistas) e Tiago Quintana (PDT).
Em seu discurso, o chefe do Executivo salientou o compromisso que ele e Izaura Landim assumiram com a comunidade venâncio-airense em 1º de janeiro de 2021, quando tomaram posse para o primeiro mandato. “Eu falei nessa Casa [Legislativa], há quatro anos, que eu não olharia no retrovisor, que eu governaria olhando para frente, respeitando os adversários e respeitando a história de todos os ex-prefeitos que passaram por este município. Hoje estou aqui, quatro anos após, repetindo essas palavras.”
Conforme Rosa, o voto do povo é o maior reconhecimento que um gestor pode receber. Diante disso, o prefeito reeleito, o segundo na história de Venâncio Aires, reafirmou que sua segunda gestão não será uma continuidade, mas, sim, um novo plano de governo. “Chegamos aqui pela mão do povo de Venâncio Aires. Podem dizer que é uma continuidade, mas não é. É um novo plano de governo, são novos desafios. Os desafios nos movem para todo dia trabalhar intensamente, agora muito mais experientes, muito mais capacitados, mas, ao mesmo tempo, com as mesmas características que me acompanham há quase 50 anos”, reforçou.
Com relação ao trabalho dos vereadores, Jarbas da Rosa pediu união e que os parlamentares trabalhem mais pelo município e menos por interesses particulares e partidários. Além disso, desejou que os próximos quatro anos sejam de normalidade, de trabalho, realizações e crescimento para a Capital do Chimarrão e todos seus moradores.
Ainda, agradeceu o apoio de Izaura Landim, dos secretários, assessores e de todos os agentes que auxiliam o desenvolvimento do município, como as entidades e voluntários. “Tenho orgulho do trabalho que realizamos e tenho certeza que, cada vez mais, estaremos ouvindo a comunidade e estaremos junto da população. Minha missão é estar junto do povo venâncio-airense”, afirmou.
Após o ato oficial, o pedido de afastamento de Tiago Quintana, vereador mais votado, foi debatido pelos demais parlamentares. O pedido ocorre uma vez que o parlamentar foi anunciado como um dos secretários da gestão Jarbas da Rosa. O documento foi aprovado pela maioria, com votos contrários de Elígio Weschenfelder,. Ezequiel Stahl, Diego Wolschick, Jeferson Schwingel e Sandra Silberschlag, todos de oposição.
A posse dos secretários ocorreu na sala de reuniões da prefeitura. Passam a fazer parte do primeiro escalão:
Procuradoria Jurídica: Gisele Spies Chitolina
Secretaria de Governança, Administração e Gestão: Tiago Quintana
Secretaria de Planejamento e Urbanismo: Deizimara Souza
Secretaria da Fazenda: Fabiana Keller
Secretaria de Saúde: Alan Flores da Rosa
Secretaria de Educação: Emerson Elói Henrique
Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos: Sidnei Ferreira
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo: Marcos Huttmann
Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal: Gustavo Von Helden
Secretaria de Cultura e Esportes: Sandro Kroth
Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social: Camilla Capelão
Secretaria de Desenvolvimento Rural: Ricardo Landim
Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil: Luciano Teixeira
Notícias relacionadas
Sérgio Moraes assegura que Wenzel segue na coordenação de Conselho Ambiental
Na próxima quarta-feira haverá o primeiro encontro dos integrantes do conselho com o prefeito
Abel Trindade projeta pautas conservadoras e diálogo com a comunidade no Legislativo
Vereador assumiu vaga na Câmara de Vereadores após Rodrigo Rabuske ir para a Secretaria de Saúde
Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar
Ausência injustificada às urnas resulta em sanções ao eleitor
No comando do Legislativo em 2025, Nicole Weber quer representar a todos
Ela projeta uma relação de parceria entre os três poderes