compartilhe >>

Brigada Militar reabre inscrições de concurso para capitão


Fonte: Brigada Militar
Publicado 22/10/2018 19:12
Atualizado 22/10/2018 19:40

Polícia   SEGURANÇA PÚBLICA

Reabre nesta quarta-feira (24), o período para inscrições do concurso público para o posto de capitão da Brigada Militar. Com salários de R$ 11.620,55, são oferecidas 200 vagas para o cargo de capitão do Quadro de Oficiais de Estado-Maior (QOEM) - Polícia Ostensiva. 

Para se inscrever, é preciso ter no máximo 29 anos, altura mínima de 1,65 metro para candidatos do sexo masculino e 1,60 metro para candidatas do sexo feminino, ser bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e possuir Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, na categoria B. As inscrições, com taxa de R$ 187,77, podem ser feitas através do site da Fundação La Salle até o dia 22 de novembro de 2018.

O concurso é composto por provas objetiva, discursiva, oral e de títulos, e exames de saúde, psicológico e de capacitação física. As provas objetivas e discursivas serão aplicadas na data provável de 17 de fevereiro de 2019.

Mais informações podem ser obtidas através do site da Fundação La Salle.
 
São atribuições do cargo de Capitão do Quadro de Oficiais do Estado-Maior da Brigada Militar, entre outras previstas em lei:

- Exercício da polícia ostensiva, compreendendo planejamento, controle, supervisão e execução de ações policiais;
- Comando de Órgãos de Polícia Militar e chefia de seções de escalão intermediário, com gestão de recursos humanos, logísticos, patrimoniais, financeiros e operacionais de polícia ostensiva;
- Realizar atos de gestão de polícia administrativa; ministrar treinamentos ao efetivo sob sua responsabilidade;
- Presidir inquéritos policiais militares;
- Proceder a verificação e exame dos atos ilícitos que tomar conhecimento, tomando as providências jurídicas que o caso requer;
- Presidir processos administrativos disciplinares;
- Proceder inquéritos técnicos e sindicâncias administrativas;
- Expedir e fiscalizar a emissão de documentos públicos de sua competência.
Aprovado no concurso público e atendendo aos demais requisitos exigidos, será incluído na Brigada Militar na graduação de aluno oficial, passando a frequentar o Curso Superior de Polícia Militar. Ao final desse curso, se aprovado, será nomeado no posto de Capitão, ingressando no Quadro de Oficiais do Estado-Maior, por ato do Governador do Estado.
 


Foto: Divulgação
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas na data provável de 17 de fevereiro de 2019
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas na data provável de 17 de fevereiro de 2019