Geral

Um ano depois, a reconstrução

10 de agosto de 2018
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Após incêndio destruir depósito de fumo em 2017, cenário em 2018 é diferente

    Há cerca de um ano, na noite de sábado 12 de agosto, os santa-cruzenses acompanhavam com apreensão a notícia de que um incêndio de grandes proporções destruía um pavilhão utilizado para armazenamento de tabaco, localizado à margem da BR-471, no Distrito Industrial. O sinistro, ocasionado por um raio e apontado pelos bombeiros como o maior incêndio da história de Santa Cruz, com um trabalho de controle das chamas que durou mais de 10 horas de trabalho ininterrupto de corporaçãoes de Santa Cruz, Vera Cruz e Rio Pardo, não deixou feridos, mas botou abaixo uma estrutura de 33 mil metros quadrados, pertecente à empresa Kopp, na época alugada pela Universal Leaf Tabacos.

    Porém, passado um ano do incêndio, o mesmo local vive a reconstrução, deixando totalmente de lado as marcas daquilo que um dia foi destruído. Com recursos próprios, em um investimento que iniciou em fevereiro deste ano, a Kopp Construções já ergueu boa parte da nova estrutura, que chama atenção de quem passa pela BR-471. Com um espaço maior, de 33.300 m², o moderno prédio será dividido em três módulos de 11.100m². Na primeira etapa serão construídos dois dos três módulos, totalizando 22.200 m². A expectativa inicial para entrega da obra, estimada para março de 2019, deve ser superada devido à força tarefa empregada nos serviços.

    Conforme o engenheiro responsável pela obra, Thiago Kothe, o projeto atual será modelo em prevenção contra incêndio, considerando principalmente módulos compartimentados e sistema de hidrantes sprinklers, dentre outros vários modernos recursos que minimizam riscos de propagação de incêndio. A estrutura antiga era adequada às necessidades do ano em que foi construída, em 2002.

    De acordo com a empresa Kopp, o novo prédio deve novamente ser alugado pela fumageira Universal Leaf Tabacos. A reportagem do Portal Arauto entrou em contato com a direção da Universal, que não confirmou o aluguel da nova estrutura e declarou que não se manifestará sobre o incêndio por se tratar de um fato passado.

    Relembre as reportagens produzidas sobre o tema:

    Incêndio consome metade do depósito no Distrito Industrial

    Após mais de 10 horas, fogo em depósito de fumageira é controlado

    "A fumaça me expulsou de casa", conta morador do Distrito Industrial

    Descarga elétrica causou incêndio em depósito de fumo da Universal, aponta perícia

     

     

    Notícias relacionadas

    Aos 80 anos, morador de Vale do Sol é um dos braços de solidariedade em meio à reconstrução

    Geral

    8 maio 24

    Aos 80 anos, morador de Vale do Sol é um dos braços de solidariedade em meio à reconstrução

    A solidariedade se tornou o pilar de esperança em diversas localidades do Rio Grande do Sul desde o início das enchentes que assolaram mais de 300 município gaúchos. Na Prainha do Vale, localizada em Faxinal de Dentro, no interior de…

    Corsan afirma que restabeleceu abastecimento em Santa Cruz, mas alerta sobre pontos mais altos

    Geral

    8 maio 24

    Corsan afirma que restabeleceu abastecimento em Santa Cruz, mas alerta sobre pontos mais altos

    A Corsan voltou a abastecer todos os bairros de Santa Cruz do Sul na manhã desta quarta-feira (8). Isso foi possível porque a turbidez da água do Lago Dourado, de onde é feita a captação para a estação de tratamento…

    Operação garante transporte de bebê de dois meses para UTI Pediátrica de Venâncio Aires

    Geral

    8 maio 24

    Operação garante transporte de bebê de dois meses para UTI Pediátrica de Venâncio Aires

    Uma operação, envolvendo profissionais da saúde e policiais militares, garantiu a transferência de um bebê de dois meses para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) de Venâncio Aires. Ele estava internado no Hospital…

    Estação de tratamento faz em média uma análise a cada três minutos para garantir a qualidade da água em Santa Cruz

    Geral

    8 maio 24

    Estação de tratamento faz em média uma análise a cada três minutos para garantir a qualidade da água em Santa Cruz

    Na manhã desta quarta-feira (8), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Cruz realizou uma reunião que abordou o abastecimento e a qualidade da água fornecida pela Corsan/Aegea. Rafael Gonçalves, gerente local da concessionária, garantiu que a água que…

    Vídeos curtos