Grupo ainda quer mudança no regimento do Legislativo
Uma comissão formada por membros da comunidade esteve, na noite desta terça-feira (26), na Câmara de Vereadores de Vera Cruz. O grupo pediu a exoneração dos dois servidores em cargos comissionados (Guilherme Matheus Oziemblovski e Anselmo Eli Ferreira Júnior) que estão afastados, mas recebendo salários e são investigados pelo Ministério Público, por meio da Operação Fura Fila. Também solicita alterações no regimento da Casa e uso da tribuna na sessão no próximo dia 2, para falar sobre a operação e sobre a atuação do Legislativo.
O pedido é de alteração no artigo 13, inclusão do inciso IV, que prevê substituição do cargo em caso de afastamento por ordem judicial. Ainda pede que, o vereador que for afastado por determinação judicial, não deve receber salário.
Fura Fila
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Núcleo Saúde, com o apoio da Polícia Civil e da Brigada Militar cumpriu, na manhã do último dia 5, mandados de afastamento do Vice-Prefeito de Vera Cruz, Alcindo Francisco Iser, dos Secretários Municipais da Saúde, Eliana Maria Giehl, e do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Mártin Fernando Nyland, bem como dos vereadores Eduardo Wanilson Martins Viana e Marcelo Rodrigues Carvalho, além de ordens judiciais para a suspensão do exercício da função pública dos assessores parlamentares da Câmara de Vereadores Gelson Fernandes Moura, Guilherme Matheus Oziemblovski e Anselmo Eli Ferreira Júnior, da secretaria Municipal de Saúde, Adriane Mueller, e da diretora-geral da Câmara de Vereadores, Ilse Miguelina Borges Riss.
De acordo com o coordenador do Gaeco Saúde, João Beltrame, a fraude na saúde acontecia por meio da troca de níveis. Pessoas de nível 4 ganhavam nível 1 para conseguir atendimento prioritário. "A Operação teve dois focos. O da saúde e o das obras, com fornecimento de cascalho e outros", explica. Nessa última situação, as irregularidades aconteciam por meio do aval do vice-prefeito Alcindo Iser e do secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Mártin Fernando Nyland.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão