Vento forte provocou destelhamentos, derrubou árvores e assustou a comunidade
ATUALIZADO ÀS 6H DESTA SEGUNDA-FEIRA
O temporal registrado na tarde desse domingo (1) deixou estragos em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Os principais prejuízos foram ocasionados pelos fortes vendavais. Árvores e galhos caíram. Em Santa Cruz do Sul, o Parque da Oktoberfest teve as estruturas da 33ª Festa da Alegria danificadas. Na Marechal Floriano, Centro, um arco de metal que sustenta a decoração da Oktoberfest desabou. A via chegou a ser bloqueada, mas já foi liberada.
Conforme o comandante da Defesa Civil, Tenente José Joaquim Barbosa, as áreas mais atingidas foram: Centro, Pedreira, Bom Jesus, Avenida, Santa Vitória, Dona Carlota (Residencial ViverBem, Beckencamp), Faxinal Menino Deus, Esmeralda, Monte Alverne, Rio Pardinho, Capão da Cruz, Linha Andreias, Balneário Pank e Linha Pank. 85 casas foram destelhadas e 20 atendimentos de árvores caídas foram atendidos A Defesa Civil pede que quem precisar de lona, em casos de destelhamentos, entre em contato pelo fone 153. A Defesa Civil não recebeu nenhum chamado relatando a queda de granizo.
O Corpo de Bombeiros também trabalhou na remoção de árvores e ajuda em casos de destelhamento. A localidade de Monte Alverne também foi bastante atingida pelo temporal. Moradores estão sem luz e sinal telefônico. Casas foram totalmente destelhadas pela força o vento.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz, todas as guarnições atuaram, tanto na área urbana, como no interior. Os principais problemas são os destelhamentos e árvores que caíram em cima de casas na localidade de Boa Vista e nos bairros Santo Inácio e Jardim Europa.
Falta de água
Em Santa Cruz do Sul, a falta de energia elétrica onde fica a estação de bombeamento de água da Corsan deixa 15 bairros sem água. Estão desabastecidos os bairros Centro, Castelo Branco, Ana Nery, Aliança, Distrito Industrial, Esmeralda, Belvedere, Arroio Grande, Faxinal Menino Deus, Margarida, Santo Antônio, Pedreira, Vila Schulz, São João e Higienópolis.
Conforme o superintendente da RGE Sul, Cristiano Silva, todas as cidades da região do Vale do Rio Pardo tem pontos e bairros sem luz. Ainda não é possível afirmar quantos consumidores estão sem o serviço de energia elétrica, a companhia ainda não estabeleu um horário para que a energia volte, as equipes estão trabalhando em diversos pontos da cidade.
Vera Cruz
Em Vera Cruz, a Prefeitura alerta para dois pontos de trânsito interrompido na região de Linha Capão, onde há boqueio cerca de um quilômetro após o fim do calçamento. É preciso desviar pra ir a Vila Progresso. A ventania derrubou pelo menos oito postes. O problema também se repete em Linha Henrique D'Ávila onde o condutores devem ter atenção redobrada. Possíveis destelhamentos estão sendo verificados. Quem trafega pela ERS-409 deve ter atenção aos galhos na pista.
Notícias relacionadas

Idoso morto por vizinho recebe homenagem da Câmara de Vereadores
Zimer de Oliveira Rocha foi executado no dia 24 de março de 2025

Solicitação antiga da comunidade, área de lazer no Bairro Várzea recebe melhorias
A ação atende a um pedido formalizado pela associação de moradores

Barragem em Vera Cruz vai abastecer a cidade por 55 dias em períodos de escassez hídrica
Obra já alcançou 50% de conclusão e deve ser finalizada ainda neste ano

Cristo Protetor de Encantado inaugura neste domingo com missa de acolhimento
Expectativa da organização é receber um público total, entre os dois dias, de 3,5 mil visitantes