No parecer ao STF, a Anvisa cita efeitos e riscos da maconha
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) protocolou no STF (Supremo Tribunal Federal) parecer contrário à liberação do cultivo de maconha para fins científicos ou medicinais. No documento enviado na última quinta-feira (20), o órgão diz que, antes, o tema deve ganhar regulamentação ou projeto específico.
Segundo a Anvisa, atividades técnicas estão sendo conduzidas para propor uma regulamentação específica para essa finalidade. Um grupo de trabalho, ainda em estágio inicial, tem realizado reuniões internas e com autoridades sanitárias de outros países, como Israel, Canadá, Holanda, Chile e Estados Unidos, para verificar como o tema é tratado fora do Brasil.
Os resultados parciais das discussões foram apresentados em reunião em junho com representantes da Casa Civil, Polícia Federal e os ministérios da Saúde e da Justiça. A agência afirma ainda que pretende convidar pesquisadores e outras instituições ligadas ao assunto para participar do debate.
No parecer ao STF, a Anvisa cita efeitos e riscos da maconha, como problemas pulmonares, cardiovasculares e psiquiátricos. O texto diz que, como "trata-se de uma planta com potencial de desvio para canais ilícitos", a liberação do cultivo deve levar em conta fatores como os efeitos, locais de plantio, controle, segurança, formas de entrega, cadastro e acompanhamento dos pacientes, gerenciamento de dados sobre a atividade, custos e qualidade do produto.
Notícias relacionadas

Equipe da Prefeitura de Santa Cruz visita instalações da Aapecan
Entidade conta com dois prédios de três andares, que possuem capacidade para alojar até 28 pessoas por noite

Mais do que veículos, as preciosidades do Old School Day
Para quem aprecia coleções e objetos antigos, o evento fascina e atrai olhares de quem gosta de história, é nostálgico ou gincaneiro

Sérgio Moraes promete pavimentar 100% das ruas de Santa Cruz até fim da gestão
Conforme levantamento feito pelo Executivo, 180 vias ainda não contam com pavimentação na cidade

Rede de supermercados anuncia empreendimentos em Santa Cruz e Vera Cruz
A previsão é que comecem a operar nos próximos meses