Idosa de Venâncio Aires não corre risco de morte
O primeiro caso de Gripe A na região foi confirmado pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). A idosa, de 69 anos, é moradora de Venâncio Aires e foi internada no último dia 24 com síndrome respiratória aguda e com sintomas de febre alta, dores no corpo, falta de ar e dor de cabeça. Segundo a CRS, outros casos estão sendo investigados e acompanhados.
Informações repassadas pela Secretaria de Saúde de Venâncio Aires, apontam que a paciente moradora da zona urbana da cidade, tem histórico de hipertensão arterial, foi medicada com Tamiflu e já não corre nenhum risco de morte. Ela havia realizado a vacina contra a gripe há cerca de 10 dias, porém, a medicação leva até duas semanas para formar os anticorpos e prevenir da doença. O subtipo apresentado foi o H3, diferente do H1N1.
Em alerta
O município está em alerta. De acordo com o Secretário de Saúde, Ramon Schwengber, até o momento dois casos foram notificados, porém apenas este foi confirmado. Em 2016, 39 casos foram notificados e dez foram confirmados somente de H1N1. Devido à rápida ação das equipes médicas, nenhum paciente foi a óbito.
Schwengber lembra da necessidade dos cuidados que todos devem ter. “O caso confirmado é sazonal, que pode ocorrer nos períodos de outono e inverno. Mas os cuidados devem ser os mesmos como os da H1N1. Estamos atentos e vamos redobrar as mobilizações para que a comunidade esteja cada vez mais alerta”, fala.
O gestor da saúde explica ainda que o procedimento padrão é que todos os pacientes que internem no hospital com quadro respiratório são testados para influenza. “É recolhido material e encaminhado ao laboratório Centro do Estado (LACEN) através da Vigilância Epidemiológica do nosso município. O resultado leva cerca de sete dias para retornar. É preciso que as pessoas criem hábitos com os cuidados básicos e que podem evitar a contaminação de algum dos tipos de Gripe A”.
Cuidados
- Lavar e higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento, bem como uso de álcool gel.
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e higienizar as mãos em seguida
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas
- Manter os ambientes bem ventilados
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe
- Evitar aglomerações e ambientes fechados
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingerir bastante líquidos.
* Para crianças em idade escolar, usar a sua própria garrafa de água, evitando uso de bebedouros.
No Estado
Para reforçar a campanha contra a gripe, o Rio Grande do Sul se prepara para o dia D – Dia Nacional da Vacinação, marcado para 13 de maio, um sábado. Nesta data as unidades de saúde dos municípios e postos itinerantes irão funcionar aplicando vacinas na população que faz parte dos grupos prioritários. Conforme a cordenadora do Programa Estadual de Imunizações, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, (CEVS), Tani Ranieri, a adesão à campanha no Estado tem sido muito satisfatória, porém é importante que a população procure a vacina antes da chegada do inverno. " Nossa expectativa é chegar aos 90% de adesão, por isso o dia D será uma oportunidade para vacinar um grande número de pessoas".
A campanha já vem sendo sendo realizada desde 10 de abril e vai até 26 de maio. Em 2017, são mais de 4 milhões doses de vacinas destinadas ao RS. A principal novidade da vacinação neste ano é a inclusão de professores das redes pública e privada no público-alvo da campanha. Além destes, fazem parte do grupo prioritário indígenas, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (60 anos ou mais), doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários de presídios.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, até 2 de maio, um total de 1.194.143 pessoas foram imunizadas no Estado.
Notícias relacionadas
Em Santa Cruz, 4% das crianças que nasceram no ano têm pais ausentes
Informações são do Portal da Transparência do Registro Civil da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais
Um Sonho de Natal
Sonhos são únicos. Não dá para transferir. O que é pequeno para mim pode ser gigantesco para quem eu amo, e tudo bem
Por Lucas Dalfrancis
Recuperação da ERS-409 será feita no primeiro semestre
Rodovia, que é uma das principais ligações entre Vera Cruz e Santa Cruz, receberá obras a partir de recursos de emenda
Verão com ares de inverno? Vem ou não vem seca? Saiba o que esperar da estação do calor
Agrometeorologista Marcelino Hoppe destaca características do clima e se o fenômeno La Niña deverá causar dor de cabeça