Geral

Domingo deve ser de temporal no Estado

Publicado em: 11 de março de 2017 às 16:48 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:06
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Met Sul Meteorologia
  • Foto: Portal Arauto/Letícia Dhiel/Arquivo
    compartilhe essa matéria

    Frente fria vai baixar as temperaturas

    A MetSul Meteorologia alerta para novo episódio de forte instabilidade no Rio Grande do Sul neste fim de semana, precedendo uma massa de ar frio que derrubará a temperatura no Estado. Adverte-se para o alto risco de chuva localmente forte a intensa e ainda para a possibilidade de temporais localizados com raios, vento forte e granizo. Apesar de o sol aparecer neste sábado (11) de manhã na maioria das regiões gaúchas, a tendência é de aumento da cobertura de nebulosidade no Estado no decorrer do dia e instabilidade na maioria das regiões entre a tarde e a noite. A instabilidade mais forte, contudo, é projetada para este domingo (12).

    No decorrer do domingo, uma massa de ar frio acoplará ao sistema frontal sobre o Estado e que deixará de ser movimentado de Norte para Sul pelo ar quente, perdendo assim suas características de frente quente, e passando a ser frente fria que avançará de Sul para Norte e levando chuva a todas as regiões gaúchas.

    Seja no primeiro momento, como uma frente quente, ou no segundo, como frente fria, o sistema trará chuva localmente forte no Estado com altos volumes em algumas cidades. Há risco ainda de temporais localizados, antes pela instabilidade alimentada por ar muito quente, e depois pelo significativo contraste térmico com o avanço do frio sobre a massa de ar quente. Neste domingo, em especial, a chuva pode ser forte e com risco de temporal em várias cidades. Até o fim do dia ar mais frio começa a ingressar no território gaúcho, o que pode se dar com vento moderado a ocasionalmente forte.

    Na segunda (13), por sua vez, ar seco e frio tomará conta do Estado em dia de sol que começará com temperatura baixa e terá uma tarde agradável. Na madrugada de terça (14), a temperatura vai seguir baixa no Rio Grande do Sul.