Região

Escola Amstad poderá ficar aberta

Publicado em: 12 de fevereiro de 2017 às 08:25 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 12:17
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Reunião na manhã desta segunda-feira vai definir a questão

    A mobilização da comunidade escolar surtiu efeito e é grande a possibilidade da Escola Estadual Padre Theodor Amstad, da localidade de Pinhal Trombudo, não ser desativada. A decisão final será acordada em reunião na manhã de segunda-feira (13), mas o coordenador regional da Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, que irá discutir o assunto com a diretora do educandário, Célia Durante, antecipou ao Nosso Jornal que é da vontade da 6ª CRE a continuidade dos trabalhos na Escola Amstad, que tem 67 anos de história.

    Segundo Moura, foram realizadas três reuniões recentes  – a última na quinta-feira, em Porto Alegre – para tratar da possibilidade do educandário seguir de portas abertas, considerando que “a comunidade reavaliou a possibilidade da escola não ter as atividades desativadas, embora na assembleia do dia 27 de dezembro, ter aceito a possibilidade de levar os alunos para estudar na Guilherme Fischer e tendo a Secretaria Municipal de Educação garantido o transporte”.

    Na reunião que vai acontecer no início da próxima semana, Coordenador e Diretora devem avaliar algumas questões, começando pelas matrículas previstas para este ano letivo, que inicia no dia 22 de fevereiro para os estudantes. A previsão, no fim do ano passado, era de que 32 alunos frequentassem a Escola Amstad em 2017. Mas o Coordenador sugere a avaliação para saber da perspectiva de número de estudantes para os próximos anos, de acordo com o zoneamento, mesmo reconhecendo que a tendência é gradativamente reduzir a quantidade de alunos. Isso para que a escola não seja mantida apenas neste ano, mas para que as atividades sejam cointinuadas nos próximos. “Todo empenho da 6ª CRE e da comunidade escolar é para que a escola fique ativa”, garantiu Moura.