Do Rio Grande do Sul ela será a única representante na categoria Crônicas
Professores, pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Harmonia, do Bairro Santa Vitória, estão pra lá de orgulhosos. Daniela da Rosa, 14 anos, aluna do 9º ano, está classificada para a final das Olimpíadas da Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, que acontece a cada dois anos. Entre os dias 12 e 14 de dezembro ela estará em Brasília competindo com outros 38 estudantes de vários estados do país, na categoria Crônicas. Do Rio Grande do Sul ela será a única representante na categoria. Antes disso ela foi selecionada na própria escola e passou nas etapas municipal e estadual.
Na manhã desta terça-feira (22), acompanhada pela professora Maira Andrea Leite da Silva, pela diretora da escola, Sayonara Farias, e pela secretária municipal de Educação e Cultura, Jaqueline Marques, a menina foi recebida pelo prefeito Telmo Kirst. A Emef Harmonia já participou em quatro oportunidades da semifinal, mas chega à final do concurso pela primeira vez.
Para a professora de língua portuguesa, Maira Andrea, que fez a inscrição no concurso, acompanhou e orientou Daniela no decorrer de todo o ano letivo, o resultado é um grande incentivo para os colegas e uma demonstração de que a escola pública tem seu valor. “Depois disso fica mais fácil mostrar para os alunos que é possível, que isso não é um sonho. Sempre digo a eles que o que desejam pode se tornar realidade, desde que eles realmente se empenhem e queiram isso”, defendeu.
Apesar de bem jovem, Daniela já deixa uma lição para quem quiser seguir seus passos. “Desde pequena eu tive dificuldades para ler e escrever, mas depois que engatei não parei mais. Cada livro é uma aventura. Quero que todo mundo saiba que as palavras podem mudar tudo, mudam o sentido da vida. Mesmo que eu não tivesse passado para a final eu estaria feliz. Ter chegado aqui é uma vitória”, resumiu.
Notícias relacionadas

Ministério da Saúde confirma parceria para produção nacional de insulina de ação prolongada
Em 2025, 20 milhões de frascos de insulina glargina serão entregues para população

D’Cortês Barbearia: referência em atendimento em Linha João Alves
Empreendimento é comandado pelo casal Marcelo e Josiane Cortês

Vítimas de violência doméstica terão reconstrução dentária gratuita no SUS
Atendimentos humanizados e acolhedores serão garantidos após sanção do PL 4.440/2024

Com geração de 200 toneladas diárias de lixo, Cisvale busca soluções para resíduos sólidos na região
Problema se agrava devido ao déficit financeiro entre a arrecadação para gestão dos resíduos e os custos elevados com coleta, transbordo e destinação final