De acordo com Fabiano Dupont, o momento é de análise e acompanhamento de ajustes
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Santa Cruz (HSC) estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (12) para avaliar o andamento dos trabalhos para a implantação de uma nova Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), central, no município, junto à estrutura da casa de saúde.
Os recursos para o novo serviço já foram assegurados pelo Ministério da Saúde à prefeita Helena Hermany e ao secretário de Saúde Fabiano Dupont, durante visita à Brasília, no início de março.
Durante o encontro, foram discutidos diversos aspectos do projeto, como alterações que atendem recomendações do Ministério da Saúde, diretrizes de espaço físico para as instalações e questões burocráticas. Após a reunião técnica, o grupo vistoriou as reformas pelas quais o hospital está passando para receber a nova UPA 24 horas.
Conforme Dupont, as equipes técnicas do Hospital Santa Cruz e da Secretaria de Saúde já estão trabalhando em conjunto há cerca de um mês em torno do projeto. De acordo com o secretário, o momento é de análise e acompanhamento de ajustes. “Estamos em contato direto com o Ministério da Saúde, buscando atender as alterações que eles têm solicitado. Tudo está andando dentro do cronograma para que, até o fim do ano, consigamos definitivamente ter a nova UPA funcionando na região central da cidade”.
Segundo Dupont, a prefeita Helena Hermany pediu que a secretaria trabalhe na maior sintonia possível com o hospital. “Estamos seguindo rigorosamente a portaria do Governo Federal, que determina como deve ser a instalação da UPA, com as diretrizes e contextos técnicos. Na sequência, levaremos de maneira definitiva o projeto à Brasília”.
Para o diretor do HSC, Vilmar Thomé, a reunião serviu para alinhar as ações do grupo. Conforme o dirigente da instituição, as reformas em andamento estão em condições de serem enquadradas no projeto da UPA ampliada. “Estamos aqui em ambientes com padrão de excelência para o atendimento de urgência e emergência e que atendem integralmente os requisitos do Ministério da Saúde para a implantação da UPA”, declarou.
Thomé destacou a mobilização da Secretaria da Saúde, da Prefeitura Municipal e da prefeita Helena Hermany para buscar melhores condições estruturais, assistenciais e de custeio para o serviço de urgência e emergência aqui de Santa Cruz.
Uma comitiva com representantes da Prefeitura e do HSC deve em breve retornar a Brasília, para apresentar os ajustes que foram executados e dar sequência aos encaminhamentos para a concretização do projeto. A equipe de trabalho técnico se reúne já na semana que vem novamente para dar continuidade aos trabalhos.
Notícias relacionadas
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade
Com foco preventivo, Receita Estadual inicia quarta fase da Operação Varejo Legal
Equipes vão percorrer milhares de estabelecimentos varejistas em diferentes municípios gaúchos a partir de quarta-feira