Geral

Com 391 casos de dengue confirmados em Santa Cruz, indicação propõe uso de drones para disparo de larvicidas

Publicado em: 08 de abril de 2024 às 07:30 Atualizado em: 30 de abril de 2024 às 19:52
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa já é utilizada em outros municípios brasileiros

    Santa Cruz do Sul e outros municípios brasileiros têm enfrentado, nos últimos anos, um desafio na saúde pública com o aumento no número de casos de dengue. Com 391 registros da doença em 2024, a comunidade busca medidas para conter a propagação do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.  Uma proposta do vereador Rodrigo Rabuske (PL) ganhou destaque recentemente – o uso de drones para o disparo de larvicidas.

    LEIA TAMBÉM: Região registrou 42 milímetros de chuva nesse domingo; veja a previsão para semana

    Segundo a indicação apresentada na Câmara de Vereadores e que inicia a tramitação na sessão desta segunda-feira (8), a ideia do parlamentar é que seja realizado um estudo para verificar a viabilidade para adoção da iniciativa, que já é utilizada em municípios como Dois Vizinhos, no Paraná, e Chapecó, em Santa Catarina. A ideia é que drones agrícolas possam pulverizar larvicidas de forma precisa, em áreas de difícil acesso.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    “É uma medida que já é realidade em diversos municípios brasileiros, sendo segura, visto que utiliza produtos aprovados pela Organização Mundial de Saúde e não oferecem risco para humanos ou animais. […] aumenta a eficiência da aplicação, já que o produto aplicado tem durabilidade de 30 a 45 dias”, diz um trecho da justificativa apresentada por Rodrigo Rabuske.