Geral

Fumacê é estratégia no combate à dengue

Publicado em: 28 de março de 2024 às 16:39 Atualizado em: 10 de abril de 2024 às 17:45
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jaqueline Rieck/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Já são mais de 100 casos registrados em Vera Cruz. Vigilância sanitária alerta que fase ainda é aumento destes números

    A curva segue em crescimento. O número de casos confirmados de dengue em Vera Cruz continua aumentando. Enquanto  os pátios das residências e terrenos baldios acumulam pontos que favorecem a proliferação do mosquito, as ações de conscientização têm sequência, assim como as de combate aos insetos.

    Seguiremos fazendo nosso trabalho de conversar, levar informações, orientar e até vistoriar as casas e terrenos para conseguirmos diminuir os casos e dar um basta nesta epidemia, porém, mais do que nunca, precisamos do apoio de toda a comunidade. É necessário que cada um cuide do seu espaço, verifique os recipientes e objetos que possam acumular água, mantenham a higiene do espaço. Só assim, vamos reverter esse quadro”, sinalizou de antemão o veterinário e coordenador da Vigilância Sanitária de Vera Cruz, André Sant’Anna. 

    Confira ainda: Governo do Estado anuncia a nomeação de 468 servidores penitenciários

    Em mais uma ação para tentar conter a propagação do Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde realizou na última semana a pulverização de inseticida, desta vez, no bairro Arco-Íris. “Estamos ainda naquela fase de grande aumento dos casos. Fizemos um mutirão dia 20 aqui no bairro e o seguimento do protocolo é realizar a pulverização em seguida”, explicou André. 

    Além desta primeira aplicação, que começou na rua Olívio Fischborn e desceu em direção à região central do município, haverão ainda outras duas. A próxima será realizada nesta segunda-feira (1º) e depois na quinta-feira (4).

    Leia as últimas notícias

    O mapeamento dos casos continua sendo realizado diariamente pela Secretaria de Saúde. “A maioria dos casos  de dengue confirmados continua se apresentando no bairro Cipriano de Oliveira, em seguida no Araçá, Arco -Íris e Leopoldina”, confirmou o veterinário. 

    De 1º de janeiro a 27 de março deste ano, 228 casos suspeitos de dengue foram registrados. Destes, 109 foram confirmados, 100 foram descartados e 19 aguardam resultado. 

    Para André, que lidera os trabalhos de conscientização e pulverização, o principal desafio atualmente é convencer a população de que os cuidados relacionados à limpeza dos pátios e terrenos deve ser diário. “Recebemos inúmeras denúncias, mas frisamos sempre nas conversas que o mosquito se reproduz em locais próximos da população, por isso a importância de manter uma vigilância diária eliminando qualquer recipiente que possa acumular água e favorecer a reprodução do Aedes aegypti”, conclui.