Governo do Estado e o município de Porto Alegre já aprovaram a instituição no plano curricular
O vereador Rodrigo Rabuske (PRD) está reapresentando projeto de lei que prevê que as escolas públicas municipais de Santa Cruz do Sul disponibilizem atividades e conteúdos de Educação Financeira em seu currículo aos alunos. A matéria já havia sido votada em maio do ano passado, quando foi rejeitada pelo plenário da Câmara.
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O vereador reforça a importância deste tipo de conteúdo para os alunos dentro do ambiente escolar. “É essencial, pois inicia uma formação para a vida. Já que será um tema que irá acompanhar as crianças ao longo de toda sua jornada”, citou.
Segundo o projeto, as atividades e os conteúdos relativos à educação financeira constituirão matéria da base diversificada do currículo escolar, devem ser contemplados como tema transversal, estarem presentes nas diferentes matérias do contexto escolar e serem desenvolvidos de forma interdisciplinar.
“Poderão ser abordados os seguintes temas relativos à educação financeira, como noções de economia monetária, fiscal e de capitais; noções de planejamento financeiro; e princípios contábeis”, cita o projeto.
Rabuske destaca que se observa baixa instrução sobre o tema da educação financeira por parte da população brasileira. “Ao longo do ano passado, o Brasil atingiu o número próximo a 80% das famílias fechando o mês com alguma dívida, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Número este que preocupa e evidencia a necessidade do tema para os jovens, a fim de ampliar a capacidade para escolhas conscientes, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade”, observa.
O governo do Estado e o município de Porto Alegre já aprovaram a instituição de atividades e conteúdos relativos à educação financeira no plano curricular, demonstrando que se trata de um movimento cada vez mais em alta. “As propostas incentivam os educandários a seguirem o que já está previsto para todo o país. O Governo Federal entende que a educação financeira deve ser abordada de forma transversal pelas escolas em aulas e projetos de várias disciplinas, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, garante.
Rabuske apresenta o mais recente Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, tradução de Programme for International Student Assessment (PISA), realizado com alunos de 15 anos de diversos países do mundo, que demonstrou que o Brasil, no quesito educação financeira, ocupa o 17º lugar entre os 20 países participantes. Estônia, Finlândia e Canadá foram as nações mais bem posicionadas, respectivamente. Além disso, uma pesquisa da S&P Global Financial Literacy Survey apontou que o Brasil tem apenas 35% dos adultos alfabetizados financeiramente.
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