Geral

Após decisão de sindicatos por estado de greve, Prefeitura de Santa Cruz divulga posicionamento

Publicado em: 06 de março de 2024 às 20:47 Atualizado em: 10 de abril de 2024 às 17:00
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Foi definida segunda-feira como data para uma nova reunião com os representantes das categorias

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul divulgou, no final da tarde dessa quinta-feira (7) poucas horas depois da assembleia que decidiu por estado de greve, um posicionamento oficial. De acordo com a nota, foi definida segunda-feira como data para uma nova reunião com os representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Santa Cruz do Sul (Sinfum) e do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Cruz do Sul (Sinprom).

    LEIA TAMBÉM: Em assembleia, sindicatos de Santa Cruz decidem por estado de greve

    Segundo as entidades sindicais, a decisão por estado de greve, que serve para alertas aos governantes que a qualquer momento os profissionais podem deflagrar uma greve, foi tomada em resposta à proposta apresentada pelo Executivo, que não agradou à categoria. Ela incluía reajuste salarial a partir de março de 2024, baseado no IPCA acumulado mais 2% de aumento real sobre os vencimentos vigentes em fevereiro de 2023, em parcela única. Além disso, previa aumento do vale-alimentação, do vale-feira e revisão do padrão de 74 servidores. No entanto, a incerteza quanto à manutenção do plano de saúde, com a realização de uma licitação para cotar valores, gerou insatisfação.

    Veja a nota divulgada pela Prefeitura: 

    A Administração Municipal recebe com serenidade as deliberações da assembleia conjunta do Sinfum e do Sinprom. Foi definido segunda-feira como data para uma nova reunião com os representantes das duas categorias, mantendo nossa postura de respeito e transparência.

    Reajustar os salários acima da inflação segue a política de valorização da atual gestão, assegurando ganho real e recompondo eventuais perdas ocorridas em anos anteriores, dentro das possibilidades orçamentárias e do que estabelece a lei de responsabilidade fiscal.

    Sob a gestão da prefeita Helena Hermany, os servidores municipais são reconhecidos e respeitados pelo seu papel crucial na comunidade. Exemplo disso é que cerca de 1900 profissionais foram beneficiados com o aumento de padrão nos últimos dois anos. Além disso, houve a implantação do vale-feira, e foi garantido aos professores que um terço da sua jornada de trabalho fosse específica para atividades extraclasse.

    Nossa proposta de reajuste salarial deste ano reflete esse compromisso, oferecendo novamente a recomposição da inflação e um ganho real aos trabalhadores, além de aumento de padrão para novas categorias que ainda não foram beneficiadas.