Geral

Banco de sangue precisa de doações do tipo O negativo em Santa Cruz

Publicado em: 04 de março de 2024 às 14:46 Atualizado em: 10 de abril de 2024 às 16:55
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Paola Severo
    compartilhe essa matéria

    Serviço em Santa Cruz do Sul faz apelo à comunidade para que reforce as doações

    O Banco de Sangue Hemovida, em Santa Cruz do Sul, está precisando de doações do tipo O negativo. Pessoas da comunidade que tenham esse tipo sanguíneo podem procuram o serviço nos próximos dias para fazer dua doação e ajudar a manter o estoque do banco.

    O Hemovida fica junto às dependências do Hospital Santa Cruz, na Rua Fernando Abott, no Centro de Santa Cruz do Sul, e tem como objetivo auxiliar no tratamento de doentes clínicos e cirúrgicos, além de fornecer hemocomponentes, como hemácias, plaquetas e plasma, para diversos hospitais da região. O atendimento no local é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h, e no primeiro sábado do mês, das 7h30min às 12h.

    LEIA MAIS: Com baixo estoque, Hemovida pede doações de sangue do tipo O negativo

    Interessados em doar devem comparecer com documento de identificação com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar, no mínimo, 50 quilos. As recomendações do banco de sangue aos doadores são fazer um lanche leve antes da doação e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes. 

    Não podem doar sangue pessoas que estejam com sintomas de gripe ou com febre, mulheres grávidas ou em período de amamentação, quem tenha feito cirurgia de grande porte há menos de seis meses ou que teve hepatite após os 10 anos de idade.

    Todo sangue arrecadado passa por exames de aids, sífilis, doença de chagas, hepatites B e C e anti-htlvI/II. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3056-2103 ou pelo e-mail [email protected].