Grupo reuniu representantes de seis estados durante o Consórcio de Integração Sul e Sudeste, realizado em Porto Alegre
O Grupo Técnico (GT) relacionado à temática de Proteção e Defesa Civil reuniu representantes de seis estados durante o Consórcio de Integração Sul e Sudeste, nessa sexta-feira (1º), em Porto Alegre.
A partir das discussões e dos panoramas apresentados durante o encontro, ficou estabelecido que as Defesas Civis estaduais irão buscar a qualificação dos sistemas de monitoramento por meio de radares meteorológicos e outros instrumentos disponíveis, melhorando e integrando sistemas que já existem. Além disso, analisarão a viabilidade de aquisição ou contratação de novos equipamentos, bem como eventuais parcerias junto ao governo federal.
Outro ponto prioritário, de acordo com o grupo, é a busca para a operacionalização da tecnologia de emissão de alertas com a implementação do “cell broadcast”. Esse sistema é semelhante ao que já opera em outros países e que aumenta consideravelmente a cobertura de pessoas informadas a respeito de riscos de desastres.
Leia também: Delegação representará o Brasil no Campeonato Europeu de Eisstocksport
A Defesa Civil gaúcha apresentou a modalidade de transferência de recursos fundo a fundo. Essa iniciativa otimizou o repasse de recursos emergenciais do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil aos municípios atingidos por desastres, motivando outros estados à criação de Fundos Estaduais e mecanismos similares para apoio aos poderes públicos municipais.
O chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coronel Luciano Chaves Boeira, falou sobre a importância das discussões do GT. “Em mais da metade dos estados participantes, durante o ano de 2023, ocorreram eventos meteorológicos extremos, com danos humanos e perdas materiais significativas. Isso trouxe à discussão temas de extrema relevância e que são de interesse comum às unidades federativas integrantes do grupo”, ressaltou.
A regulamentação de fonte de recursos para financiamento de ações de Proteção e Defesa Civil – Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap) – também foi objeto de tratativas na reunião. “Esse tema irá evoluir já para o próximo encontro, previsto para ocorrer no Espírito Santo."
Veja ainda: O Avesso da Pele: entenda a polêmica envolvendo o livro e uma escola de Santa Cruz
Também participaram do GT os secretários e coordenadores estaduais de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, coronel Henguel Ricardo Pereira; do Rio de Janeiro, coronel Márcio Romano Custódio; de Minas Gerais, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia; de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza; e do Paraná, coronel Fernando Raimundo Schunig; além do diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.
Notícias relacionadas
Sérgio Moraes anuncia início de estudo para possível rompimento de contrato com a Corsan
Declaração foi dada pelo prefeito de Santa Cruz após reunião com representantes da empresa na tarde desta sexta-feira
Encruzilhada do Sul reforça ações de prevenção à dengue com nova técnica
A Prefeitura de Encruzilhada do Sul está intensificando as ações de prevenção à dengue. Até o momento, o município do Vale do Rio Pardo registrou dois casos suspeitos. Com o intuito de frear o avanço, equipes de saúde e de…
Imóvel de Venâncio Aires está na lista de leilões do Governo do Estado
Receitas provenientes das vendas poderão ser repassadas ao Funrigs para financiar habitações de interesse social
Associação ambiental escolhe Santa Cruz para desenvolver ações no meio rural
Município foi escolhido como estratégia de aproximação com as comunidades rurais para promover práticas mais sustentáveis no cultivo de tabaco