Prefeito Jarbas da Rosa esteve em Brasília em busca de emendas para o Hospital São Sebastião Mártir e também apresentou outras demandas
Reforçando a comitiva em busca de recursos de emendas parlamentares para o Hospital São Sebastião Mártir, o prefeito Jarbas da Rosa retornou na tarde dessa quarta-feira (21), da Capital Federal, com boas expectativas. Além de intensa agenda de visitas aos gabinetes, a articulação política em busca de ampliação o teto MAC (que repassa recursos de média e alta complexidade) pode garantir um fôlego de recursos para o déficit financeiro projetado para o ano na Casa de Saúde.
Ao lado do presidente Marcelo Farinon, do administrador Fernando Siqueira e com a colaboração dos vereadores Renato Gollmann e André Kaufmann, foram visitados os gabinetes de parlamentares gaúchos com ofícios de indicação e um kit de presentes contendo erva-mate e rapadura colonial. “Apesar do período de fechamento das indicações, encontramos muitos Municípios e outros hospitais por aqui, o que reforça a importância de batalhar por essas sobras de recursos nesse período”, avaliou o líder venâncio -airense.
Leia também: Mato Leitão inicia novas obras de pavimentação
Sem definições de valores ainda, a expectativa é de que as indicações parlamentares podem chegar a R$2,5 milhões em 2024. Vereadores e os gestores do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) seguem em Brasília por mais um dia para cumprir todas as agendas. O déficit projetado mensal no Hospital é de R$800 mil, por isso, a busca é especialmente por recursos de custeio.
Uma sinalização importante, no entanto, é a possibilidade de ampliação do teto MAC, o que pode garantir aumento de recursos diretos ao hospital. Para isso, além de reuniões no Ministério da Saúde e Comunicações, a comitiva busca a habilitação definitiva da UTI Pediátrica e de outros serviços já executados e que podem melhorar a classificação de recursos destinados mensalmente pelo Ministério da Saúde.
Outras demandas
Pelo menos outras duas demandas municipais foram levadas pelo prefeito Jarbas da Rosa à Brasília. A habilitação de 50 agentes de saúde que já passaram em processo seletivo e só aguardam a habilitação do Ministério para serem chamados e iniciarem seu trabalho no município e o cadastramento de uma nova Escola Municipal de Educação Infantil no bairro União. O objetivo é um prédio novo, moderno, e com capacidade de ampliação da Emei Closs.
Notícias relacionadas
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade
Com foco preventivo, Receita Estadual inicia quarta fase da Operação Varejo Legal
Equipes vão percorrer milhares de estabelecimentos varejistas em diferentes municípios gaúchos a partir de quarta-feira