Geral

Projeto que declara Catedral São João Batista como patrimônio histórico e cultural de Santa Cruz é apresentado no Legislativo

Publicado em: 12 de fevereiro de 2024 às 14:50 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 14:49
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Emily Lara / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    PL é de autoria dos vereadores Jair Eich, Raul Fritsch e Professor Cleber

    Um Projeto de Lei que declara a Catedral São João Batista como patrimônio histórico e cultural de Santa Cruz do Sul será apresentado no Legislativo. O PL de autoria dos vereadores Jair Eich, Raul Fritsch e Professor Cleber irá ingressar na pauta na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (15).

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Na justificativa do documento apresentado no Legislativo, os parlamentares destacaram que é de grande importância, tanto para a Diocese de Santa Cruz, quanto para o próprio Município, que o prédio da Catedral seja declarado com bem do patrimônio municipal. A lei possibilitaria o prédio a ser cada vez mais preservado e viabilizaria a busca de recursos financeiros para despesas a serem feitas.

    A Catedral São João Batista é a maior construção em estilo neogótico da América Latina. Sua construção foi iniciada em 1927 e terminada em 1977, com a construção das duas torres maiores.

    A Diocese está realizando a campanha “Abrace a Catedral”, que prevê a arrecadação de fundos para o restauro e readequação da igreja. A obra deve ter investimento de R$ 6,2 milhões, com duração estimada em 5 a 6 anos, dependendo da captação e doação dos recursos.

    Saiba mais: Restauro da Catedral São João Batista arrecadou R$ 504 mil em seis meses

    A comunidade pode realizar as doações e fazer parte da campanha Abrace a Catedral – Juntos podemos fazer acontecer. Qualquer valor pode ser doado através da chave PIX [email protected] em nome da Paróquia São João Batista. As doações também podem ser feitas diretamente na secretaria, que fica localizada na Rua Marechal Deodoro, 670, no Centro. Mais informações podem ser solicitadas pelo Instagram da Catedral, @catedral_sjbatistascs.