Profissionais do município acompanham a situação desde sábado, quando forte odor começou a ser sentido
A Secretaria do Meio Ambiente de Venâncio Aires já identificou a causa do mau cheiro sentido no município ao longo do final de semana. O odor forte e desagradável foi sentido em diversos bairros do município, e a população relatou a situação através das redes sociais.
Nesse domingo (28), ao ser contatado pela reportagem do Portal Arauto, o secretário do Meio Ambiente, Nilson Lehmen, já havia adiantado que a pasta acompanhava a situação e já estava tomando as medidas necessárias.
Relembre: Forte odor volta a ser sentido em Venâncio Aires
Nesta segunda-feira (29), após análises e reuniões, a representante da equipe técnica do Meio Ambiente, Carin Gomes, explicou a causa do odor. "No sábado, assim que as primeiras informações chegaram até a secretaria, o primeiro procedimento foi identificar a origem de onde vinha o mau cheiro. O odor vinha de uma propriedade rural, onde ocorria a aplicação de um produto que, a princípio, é pra ser um composto orgânico, também chamado de biofertilizante."
Carin destaca que o responsável, que não reside na Capital do Chimarrão, foi identificado e após foi feita a solicitação para a paralisação do trabalho. "É um homem que arrendou algumas áreas de terra em Venâncio e que vem buscando fazer a parte de adubação orgânica ao invés do uso de produtos químicos. Ainda no sábado demos início a medidas para resolver o mau cheiro e no domingo pudemos perceber que aos poucos foi amenizando, e hoje não é possível sentir", ressalta.
Leia também: Prefeitura de Venâncio Aires realiza leilão de bens inservíveis
De acordo com a profissional da Secretaria do Meio Ambiente, uma reunião foi realizada, na manhã desta segunda-feira, com o homem e, após, houve, ainda, um encontro entre a equipe e o gabinete da prefeita em exercício, Izaura Landim. O objetivo, segundo Carin, foi a definição de algumas medidas que serão adotadas a partir de agora. Primeiro, a expedição de uma notificação solicitando que o responsável pela aplicação do biofertilizante forneça análises de solo, a partir de coletas feitas em diversos pontos da propriedade.
"Isso é para que possamos avaliar se houve contaminação deste solo. O próximo procedimento é a parte de autuação administrativa. Nós consideramos que este caso ultrapassou a normalidade, uma vez que ele causou um desconforto olfativo muito significativo à população e pode ser enquadrado como uma infração ambiental passível de multa. Este procedimento será tratado pela equipe nos próximos dias", afirma.
Carin também explica que o composto orgânico é muito bom para o solo e seu uso é incentivado pela Secretaria do Meio Ambiente de Venâncio Aires. No entanto, sua aplicação deve ser feita com cuidado, observando algumas questões importantes e normas exigidas pelos órgãos ambientais, entre eles o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). "Segundo informações preliminares, este produto é oriundo de uma empresa que possui todos os licenciamentos ambientais junto ao Mapa, é um produto certificado então, teoricamente, não poderia haver nenhum problema na sua aplicação. Mas isso será verificado após os resultados das análises."
Notícias relacionadas
Inspeção de saúde para jovens de 2006 será em fevereiro
Quanto ao alistamento dos jovens nascidos em 2007, o período segue até o dia 30 de junho
Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul atenderá em novo endereço
Serviço organiza últimos detalhes burocráticos para assinar contrato de locação
Abastecimento de água deve ser normalizado neste sábado em Venâncio Aires
Três bairros tiveram problemas em decorrência do rompimento de uma rede
Prefeitura de Mato Leitão busca adesão a programa federal de iluminação pública
Um estudo sobre a situação municipal será realizado e tem prazo de 60 dias para conclusão