Geral

Identificada causa do mau cheiro em Venâncio Aires: “nós consideramos que este caso ultrapassou a normalidade”

Publicado em: 29 de janeiro de 2024 às 15:02 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 14:54
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Profissionais do município acompanham a situação desde sábado, quando forte odor começou a ser sentido

    A Secretaria do Meio Ambiente de Venâncio Aires já identificou a causa do mau cheiro sentido no município ao longo do final de semana. O odor forte e desagradável foi sentido em diversos bairros do município, e a população relatou a situação através das redes sociais.

    Nesse domingo (28), ao ser contatado pela reportagem do Portal Arauto, o secretário do Meio Ambiente, Nilson Lehmen, já havia adiantado que a pasta acompanhava a situação e já estava tomando as medidas necessárias. 

    Relembre: Forte odor volta a ser sentido em Venâncio Aires

    Nesta segunda-feira (29), após análises e reuniões, a representante da equipe técnica do Meio Ambiente, Carin Gomes, explicou a causa do odor. "No sábado, assim que as primeiras informações chegaram até a secretaria, o primeiro procedimento foi identificar a origem de onde vinha o mau cheiro. O odor vinha de uma propriedade rural, onde ocorria a aplicação de um produto que, a princípio, é pra ser um composto orgânico, também chamado de biofertilizante."

    Carin destaca que o responsável, que não reside na Capital do Chimarrão, foi identificado e após foi feita a solicitação para a paralisação do trabalho. "É um homem que arrendou algumas áreas de terra em Venâncio e que vem buscando fazer a parte de adubação orgânica ao invés do uso de produtos químicos. Ainda no sábado demos início a medidas para resolver o mau cheiro e no domingo pudemos perceber que aos poucos foi amenizando, e hoje não é possível sentir", ressalta. 

    Leia também: Prefeitura de Venâncio Aires realiza leilão de bens inservíveis

    De acordo com a profissional da Secretaria do Meio Ambiente, uma reunião foi realizada, na manhã desta segunda-feira, com o homem e, após, houve, ainda, um encontro entre a equipe e o gabinete da prefeita em exercício, Izaura Landim. O objetivo, segundo Carin, foi a definição de algumas medidas que serão adotadas a partir de agora. Primeiro, a expedição de uma notificação solicitando que o responsável pela aplicação do biofertilizante forneça análises de solo, a partir de coletas feitas em diversos pontos da propriedade. 

    "Isso é para que possamos avaliar se houve contaminação deste solo. O próximo procedimento é a parte de autuação administrativa. Nós consideramos que este caso ultrapassou a normalidade, uma vez que ele causou um desconforto olfativo muito significativo à população e pode ser enquadrado como uma infração ambiental passível de multa. Este procedimento será tratado pela equipe nos próximos dias", afirma. 

    Confira as últimas notícias

    Carin também explica que o composto orgânico é muito bom para o solo e seu uso é incentivado pela Secretaria do Meio Ambiente de Venâncio Aires. No entanto, sua aplicação deve ser feita com cuidado, observando algumas questões importantes e normas exigidas pelos órgãos ambientais, entre eles o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). "Segundo informações preliminares, este produto é oriundo de uma empresa que possui todos os licenciamentos ambientais junto ao Mapa, é um produto certificado então, teoricamente, não poderia haver nenhum problema na sua aplicação. Mas isso será verificado após os resultados das análises."