Geral

Grupo deve discutir expansão do Cinturão Verde em Santa Cruz; veja as possíveis áreas

Publicado em: 02 de janeiro de 2024 às 06:33 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 13:53
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Algumas regiões do município, especialmente em torno da Linha 7 de Setembro e Linha Santa Cruz, estão sendo consideradas

    O Cinturão Verde de Santa Cruz do Sul pode crescer nos próximos meses. Em entrevista ao Portal Arauto, o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Cesar Cechinato, destacou a importância área verde, do Anel de Proteção e da Zona de Ocupação Controlada 3, prevista como possível expansão. Segundo o gestor, algumas regiões do município, especialmente em torno da Linha 7 de Setembro e Linha Santa Cruz, estão sendo consideradas para o prolongamento.

    LEIA TAMBÉM: Santa Cruz estuda criação de banco de índices construtivos para a preservação do Cinturão Verde; entenda

    Na semana passada, foi constituído um grupo dedicado à discussão de pautas ambientais, com foco na expansão e preservação do Cinturão Verde em Santa Cruz. A iniciativa faz parte do Movimento pelo Cinturão Verde, que busca recuperar e garantir a saúde desse corredor ecológico considerado vital para a região. A equipe está sendo coordenada por José Alberto Wenzel, geólogo, ambientalista e ex-prefeito, que atuará como voluntário. “É um ativo ambiental e é um atrativo turístico também. Qual é o município que tem uma área magnífica praticamente a dois quilômetros do centro?”, disse Cechinato.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cechinato propõe a criação de um banco de índices construtivos como uma estratégia para incentivar a preservação dessas áreas. Esse mecanismo recompensaria financeiramente os proprietários que optassem por transformar suas terras em partes efetivas do Cinturão Verde, para preservar a mata atlântica e as espécies nativas. De acordo com ele, isso seria feito por meio da concessão de índices construtivos e transformaria a preservação ambiental em um ativo financeiro para os proprietários.

    Veja, abaixo, a possível área de ampliação