Com menos de um ano de instalação, espaço oportunizou denúncias de violência contra mulheres no município
Inaugurada em março de 2023, a Sala das Margaridas, instalada na Delegacia de Polícia Civil de Vera Cruz, registrou, em 2023, 176 ocorrências de violência contra as mulheres. Desses casos, 171 foram medidas protetivas, em que entram situações de ameaça, lesão corporal, vias de fato, perseguição e descumprimento de medida protetiva, e cinco casos são relacionados a estupro de vulnerável.
Titular da DP de Vera Cruz, a delegada Lisandra de Castro de Carvalho avalia que os números denunciam a movimentação intensa ocorrida neste período de nove meses de funcionamento da sala. “A gente percebe que as vítimas se sentem protegidas para relatar não só os casos de violência doméstica, mas também os abusos sexuais, porque o ambiente oferece resguardo e privacidade”, considera.
Na região, Lisandra possui atuação destacada no combate à violência contra as mulheres, permaneceu durante 17 anos frente à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) em Santa Cruz do Sul e assim que assumiu a DP de Vera Cruz realizou todos os movimentos para instalar no município a 62ª Sala das Margaridas do Rio Grande do Sul. A materialização do espaço foi fruto de uma parceria entre a Polícia Civil e os poderes Executivo e Legislativo do município, além de empresários e da comunidade que colaboraram por meio de doações.
A delegada observa que desde que a Lei Maria da Penha foi instituída em 2006, houve avanços em relação às medidas protetivas e mecanismos de defesa do direito das mulheres e que a Sala das Margaridas veio para ser mais um suporte no enfrentamento à violência. “Os atendimentos oferecem mais privacidade às vítimas, mais proteção, conforto e até um olhar especializado. Trabalhamos com o auxílio de uma psicóloga e isso garante mais sensibilidade no momento em que fazemos o acolhimento”, destaca.
O trabalho realizado pela Polícia Civil bate forte na tecla da conscientização sobre a importância de denunciar os casos de violência contra a mulher. “Fazemos um alerta ainda para este período de festas de final de ano, onde os casos aumentam significativamente”, reforça Lisandra.
Procuradoria da Mulher
Assim como a Sala das Margaridas, Vera Cruz ganhou, em 2023, a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Vereadores. O espaço nasceu com o intuito de se somar às demais forças no enfrentamento ao crime, recebendo denúncias e oferecendo suporte às vítimas com o encaminhamento aos órgãos competentes dos casos de abuso e agressão. A procuradora e vereadora Cira Kaufmann informou que, em 2023, a entidade recebeu quatro mulheres que buscaram orientações. Dois casos foram relatos de violência doméstica, um esteve relacionado à situação de risco de dois bebês, e o outro, denunciou relacionamento abusivo.
Notícias relacionadas
Vítima de assalto em Minas do Leão é resgatada em Encruzilhada do Sul
Suspeitos fugiram para um matagal e não foram localizados
Vale do Rio Pardo teve 49 homicídios no ano passado; veja os números por município
Levantamento foi realizado pela reportagem do Grupo Arauto
Assalto com perseguição e tiros termina em prisão em Santa Cruz
Criminosos abordaram duas mulheres durante noite; perseguição policial resultou na captura de um dos envolvidos
Homem é executado a tiros no Centro de Encruzilhada do Sul
Vítima estava em via pública quando foi alvejada por criminosos que estavam em veículo branco