Geral

Prefeita de Sinimbu avalia 2023 e destaca potencial turístico do município. “Todos precisam ser parceiros”

Publicado em: 28 de dezembro de 2023 às 13:31 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 16:17
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Sandra Backes também fez avaliação positiva na saúde e salientou os desafios enfrentados devido ao clima

    Em entrevista ao Portal Arauto, a prefeita de Sinimbu, Sandra Marisa Roesch Backes, realizou uma retrospectiva e avaliação do ano de 2023. Segundo ela, a Administração Municipal fez um levantamento de dados, constatando que foi um período desafiador, mas de grandes conquistas e desenvolvimento para o município.

    Leia também: Investimento na indústria e geração de empregos marcaram o ano de Passo do Sobrado, avalia prefeito Edgar Thiesen

    A chefe do Executivo revelou que a agricultura sentiu fortes impactos com as mudanças climáticas durante 2023. De acordo com ela, o início do ano foi um período difícil com prejuízos causados pela estiagem, mas a Administração conseguiu abastecer a comunidade. “Nós tivemos muitas perdas na agricultura, onde é a base aqui do nosso município”. Backes adicionou que a situação no segundo semestre do ano continuou a mesma, mas com o motivo oposto, quando Sinimbu sofreu com as consequências da chuva.

    Na área da saúde, a prefeita destacou a adesão ao Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e à Rede Bem Cuidar RS, iniciativas da Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul. Ela mencionou também que o município realizou cerca de 104 mil atendimentos durante o ano e parabenizou os servidores que trabalham para contribuir com o bem-estar da população.

    “Nossa equipe é bem concentrada. Ela vai ao encontro das nossas pessoas e comunidades. […] Ninguém faz nada sozinho. A gente precisa sempre ter uma equipe responsável para ter bons resultados”, disse.

    Outro ponto importante mencionado foi o potencial turístico do município. Backes ressaltou que houve diversas capacitações para os empreendedores turísticos locais, onde eles puderam aprender cada vez mais para abrir seus espaços para os visitantes. “Precisamos cada vez mais trabalhar junto com a Aturvarp, porque o turismo não acontece sozinho, ele acontece em rede. Todos precisam ser parceiros. Estamos trabalhando fortemente para que isso cada vez se desenvolva mais”, contou.

    Para finalizar, a chefe do Executivo disse que o principal objetivo de sua gestão foi alcançado: o desenvolvimento do município. Segundo ela, a Administração desenvolveu diversos projetos e parcerias para conceder auxílios para empresas através de uma lei de incentivo, o que resultou em um retorno positivo e geração de empregos.

    “Quando você gera novas oportunidades de trabalho automaticamente você gira a economia do município. Isto é um suporte muito grande para todas as nossas empresas, principalmente as locais”, concluiu.