Geral

Prefeitura repassa imóveis para uso de 11 entidades de Santa Cruz

Publicado em: 22 de dezembro de 2023 às 19:14 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 16:07
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz
  • compartilhe essa matéria

    Grupos com fins sociais, educacionais, culturais e esportivos foram contemplados

    Em cerimônia ocorrida nessa sexta-feira (22), no salão nobre do Palacinho, a prefeita Helena Hermany sancionou um pacote de leis autorizando o Poder Executivo a ceder imóveis para utilização de 11 entidades com fins sociais, educacionais, culturais e esportivos. O ato contou com a participação de secretários, vereadores e representantes das entidades beneficiadas.

    Dentre as contempladas está a Unidade de Tratamento e Recuperação do Alcoolismo do Vale do Rio Pardo (Utravarp) que, pela lei, está autorizada a proceder ao desmembramento e alienação parcial do imóvel, onde está situada a comunidade terapêutica. A venda de parte do terreno doado pela prefeitura é uma alternativa para amenizar a difícil situação financeira enfrentada pela instituição, que auxilia na recuperação de dependentes químicos e enfrenta queda no número de atendimentos. 

    Outras duas entidades foram beneficiadas com a cessão de áreas que serão destinadas para construção de sedes próprias. É o caso da Associação de Apoio a Pessoas Carentes e Necessitadas (AAPCN) e da Associação Santa Cruzense de Pessoas Portadoras de Deficiência Física (Aspede). A primeira objetiva a realização de projeto sócio/cultural, biblioteca, capoeira, feiras livres, banco de alimentos e auxílio ao lar de idosos. E a segunda visa edificar espaço para a realização de paraolimpíadas, academia, sala de convivência, atendimentos de fisioterapia e sala de equipamentos ortopédicos. 

    A prefeita Helena sancionou ainda leis que permitem a cedência de imóveis ao Grupo Escoteiro Santa Cruz para instalação de sede; à Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa) para cultivo de culturas anuais como milho, mandioca, abóbora, cana-de-açúcar, entre outros; à 5ª Região Tradicionalista e ao CTG Antônio José Severo para atividades do folclore e tradição gaúcha e à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) para manutenção da unidade no município.

    Já a Associação dos Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc) poderá ocupar as instalações do Ginásio de Esportes Guido Hauth para a prática esportiva e realização de eventos sociais, oficinas profissionalizantes e outras atividades de interesse da comunidade ou em parceria com a prefeitura. 

    No mesmo ato a Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz recebeu autorização para dispor das instalações da Bierhaus com o propósito de dar continuidade às atividades culturais, folclóricas e gastronômicas da tradição germânica, realizar eventos, ensaios e guardar materiais e vestimentas do grupo folclórico. 

    Também a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) recebeu da prefeitura autorização para uso de uma fração de terras no Bairro Dona Carlota. A cessão tem por objetivo a execução do projeto Operacionalização da Usina Municipal, no que se refere à triagem, classificação e separação de resíduos recicláveis e encaminhamento dos resíduos orgânicos e rejeitos 

    Ao se pronunciar, a prefeita falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelas entidades em prol da comunidade santa-cruzense e disse que o auxílio dado pelo poder público municipal tem o fim maior de cuidar das pessoas. “Somos o que somos pela nossa união. Tenho certeza que este ato representa um verdadeiro presente de natal para muitos aqui hoje. Algumas entidades aguardavam pelo atendimento dessas demandas há bastante tempo e estamos felizes em poder atender e dar continuidade a tão valiosas parcerias”.