Grupos com fins sociais, educacionais, culturais e esportivos foram contemplados
Em cerimônia ocorrida nessa sexta-feira (22), no salão nobre do Palacinho, a prefeita Helena Hermany sancionou um pacote de leis autorizando o Poder Executivo a ceder imóveis para utilização de 11 entidades com fins sociais, educacionais, culturais e esportivos. O ato contou com a participação de secretários, vereadores e representantes das entidades beneficiadas.
Dentre as contempladas está a Unidade de Tratamento e Recuperação do Alcoolismo do Vale do Rio Pardo (Utravarp) que, pela lei, está autorizada a proceder ao desmembramento e alienação parcial do imóvel, onde está situada a comunidade terapêutica. A venda de parte do terreno doado pela prefeitura é uma alternativa para amenizar a difícil situação financeira enfrentada pela instituição, que auxilia na recuperação de dependentes químicos e enfrenta queda no número de atendimentos.
Outras duas entidades foram beneficiadas com a cessão de áreas que serão destinadas para construção de sedes próprias. É o caso da Associação de Apoio a Pessoas Carentes e Necessitadas (AAPCN) e da Associação Santa Cruzense de Pessoas Portadoras de Deficiência Física (Aspede). A primeira objetiva a realização de projeto sócio/cultural, biblioteca, capoeira, feiras livres, banco de alimentos e auxílio ao lar de idosos. E a segunda visa edificar espaço para a realização de paraolimpíadas, academia, sala de convivência, atendimentos de fisioterapia e sala de equipamentos ortopédicos.
A prefeita Helena sancionou ainda leis que permitem a cedência de imóveis ao Grupo Escoteiro Santa Cruz para instalação de sede; à Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa) para cultivo de culturas anuais como milho, mandioca, abóbora, cana-de-açúcar, entre outros; à 5ª Região Tradicionalista e ao CTG Antônio José Severo para atividades do folclore e tradição gaúcha e à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) para manutenção da unidade no município.
Já a Associação dos Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc) poderá ocupar as instalações do Ginásio de Esportes Guido Hauth para a prática esportiva e realização de eventos sociais, oficinas profissionalizantes e outras atividades de interesse da comunidade ou em parceria com a prefeitura.
No mesmo ato a Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz recebeu autorização para dispor das instalações da Bierhaus com o propósito de dar continuidade às atividades culturais, folclóricas e gastronômicas da tradição germânica, realizar eventos, ensaios e guardar materiais e vestimentas do grupo folclórico.
Também a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) recebeu da prefeitura autorização para uso de uma fração de terras no Bairro Dona Carlota. A cessão tem por objetivo a execução do projeto Operacionalização da Usina Municipal, no que se refere à triagem, classificação e separação de resíduos recicláveis e encaminhamento dos resíduos orgânicos e rejeitos
Ao se pronunciar, a prefeita falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelas entidades em prol da comunidade santa-cruzense e disse que o auxílio dado pelo poder público municipal tem o fim maior de cuidar das pessoas. “Somos o que somos pela nossa união. Tenho certeza que este ato representa um verdadeiro presente de natal para muitos aqui hoje. Algumas entidades aguardavam pelo atendimento dessas demandas há bastante tempo e estamos felizes em poder atender e dar continuidade a tão valiosas parcerias”.
Notícias relacionadas
Daer implanta novo sistema para agilizar autorização especial de trânsito
Documentos são necessários para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso
Mais de 60 lixeiras comunitárias serão instaladas em Venâncio Aires
Pontos serão escolhidos com base nas solicitações dos moradores das áreas urbana e rural
Aturvarp realiza assembleia e apresenta projetos aos municípios
Encontro ocorre na próxima quarta-feira, em Santa Cruz
Bolsa Família é cancelado para candidatos eleitos em 2024
No total, 1.194 famílias em todo o país foram desligadas, entre elas, sete pertencem a prefeitos, 19 a vice-prefeitos e 1.168 a vereadores