Realizado no Memorial da Unisc, simpósio contou com a presença de médicos, pesquisadores, farmacêuticos e autoridades políticas
Foi realizado, na manhã desta sexta-feira, em Santa Cruz do Sul, o 1º Simpósio Gaúcho de Cannabis Medicinal. O evento, que ocorreu no Memorial da Unisc, abordou o potencial terapêutico da cannabis e destacou a importância da sua utilização para fins medicinais. Houve a presença de médicos, pesquisadores, farmacêuticos e autoridades políticas.
Leia mais: Advogadas promovem 1º Simpósio Gaúcho de Cannabis Medicinal em Santa Cruz
Presente no evento, o deputado estadual Leonel Radde (PT) salientou a importância de trazer esclarecimentos para a população. "É importante para acabar com os preconceitos contra a cannabis terapêutica. Nós sabemos que é um remédio que traz muitos benefícios para o tratamento de diversas doenças. A utilização da cannabis pode, inclusive, reduzir o uso de opioides e outros remédios muito mais danosos à saúde. Foi um grande evento e eu parabenizo demais essa iniciativa", pontuou Radde.
Michele Inês Martin, uma das idealizadoras do evento, se mostrou satisfeita após a realização do simpósio. "Foi surpreendente. Penso que foi muito positivo, principalmente pelo depoimentos das pessoas, pois fortaleceu essa ideia de criarmos políticas públicas. Santa Cruz foi, inclusive, desafiada para criar esse projeto de lei e pôde ver todo o apoio científico de médicos e profissionais da área", destacou.
A médica nefrologista, Cynthia Caetano definiu o evento como uma virada de chave para a discussão do tema na sociedade. "De fato, é um momento muito importante para transformar esse tema e fazer uma virada de chave para a sociedade. A gente percebe que as pessoas precisam participar dessa discussão e que o uso dessa ferramente seja trazida de forma mais ampla para o público. Todo tratamento precisa ser feito de forma criteriosa, como qualquer outro, mas a gente entende que há oportunidades que não podem ser desperdiçadas", disse.
O deputado estadual Edivilson Brum (MDB), também esteve presente no evento e reafirmou a ideia do simpósio, que é trazer informações. "É necessário fazer esse tipo de discussão de maneira séria, sempre desprovida de julgamento e de preconceito. Um dos componentes da cannabis é fundamental para a cura de várias doenças, diminuindo sofrimentos e trazendo maior qualidade de vida para as pessoas. A realização do evento, dentro do ambiente acadêmico, é um certificado de qualidade para o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas meninas que organizaram", sublinhou Brum.
Uma Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Terapêutica foi instalada em 2023 na Assembleia Legislativa e é presidida pelo deputado Leonel Radde. Pela primeira vez, a AL abriga um colegiado para discutir o tema da utilização da maconha com fins medicinais.
Notícias relacionadas
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade
Com foco preventivo, Receita Estadual inicia quarta fase da Operação Varejo Legal
Equipes vão percorrer milhares de estabelecimentos varejistas em diferentes municípios gaúchos a partir de quarta-feira