Geral

Juntas, Aspede e Luz Azul fazem a inclusão em Santa Cruz

Publicado em: 05 de dezembro de 2023 às 08:07 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 15:19
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Atividade integrada entre as duas entidades levou basquete em cadeira de rodas às pessoas com autismo

    Nesse domingo, dia 3, foi celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data que marca a importância de se falar sobre inclusão, a luta por autonomia e contra o capacitismo. Em Santa Cruz do Sul, duas entidades que atuam pelas pessoas com deficiência estão realizando atividades conjuntas.

    A Luz Azul – Associação Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul e a Associação Santa-cruzense da Pessoa Com Deficiência Física (Aspede) promoveram uma atividade voltada à integração através do basquete adaptado. A iniciativa foi tão bem-sucedida que outro encontro já foi marcado e acontece no próximo dia 15, às 19h30min, no ginásio do União Corinthians.

    Conforme o estudante de Educação Física e auxiliar técnico da Aspede, Gustavo Airton Hermany, a ideia de unir as duas associações partiu da professora e Pedagoga de Educação Especial Thais Campos Teixeira e por ocasião de um trabalho de estágio. “O intuito maior era o marketing para atrair novos atletas para a Aspede e ao mesmo tempo pensando em inclusão, dar acesso a outras pessoas poderem sentir de pertinho, como é praticar o esporte em uma cadeira de rodas”, explica.

    LEIA MAIS: Através do esporte, Aspede oportuniza uma nova forma de viver

    O encontro foi realizado no dia 25 de novembro e reuniu cerca de 35 pessoas na quadra externa do União Corinthians. Conforme a vice-presidente da Luz Azul, Joelma Bataioli, que participou com o filho Henrique, a parceria foi um sucesso. “Foi uma experiência surreal esse momento de inclusão  e muito amor envolvido. A interação das pessoas com deficiência e a inclusão devem acontecer em todos os ambientes e eu acho que a Luz Azul e a Aspede estão dando um exemplo de inclusão para a comunidade”, declarou. Para ela, a ação permite que pessoas autistas experimentem o esporte à maneira deles.

    Gustavo reforça que a Aspede busca visibilidade e patrocínios para seguir participando de competições com cerca de 15 atletas, dois deles que integram a Seleção Brasileira de basquete sobre rodas e um da Seleção Gaúcha. “Esse ano disputamos a segunda divisão do brasileiro de basquete sobre rodas, de 12 equipes ficamos em 5° lugar. Para o ano que vem temos como objetivo subir para a primeira divisão”, disse. Interessados em colaborar podem entrar em contato pelos números 51 9639-5849 (Alison) ou 51 9556-2735 (Gustavo).

    LEIA TAMBÉM: Claudio Ferreira é o novo presidente da Luz Azul Associação Pró-Autismo