Geral

Prefeitura encaminha projeto para qualificar salas de aula inclusivas em Santa Cruz

Publicado em: 04 de dezembro de 2023 às 08:35 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 15:16
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Em uma parceria com a Unisc, estudantes de graduação devem auxiliar alunos com deficiência e transtornos do desenvolvimento

    Na busca por aprimorar a inclusão educacional, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul apresentou um projeto na Câmara de Vereadores que ingressa na pauta na sessão desta segunda-feira (4). Em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a iniciativa busca qualificar as salas de aula inclusivas por meio da colaboração de estudantes de graduação, que oferecerão suporte a alunos com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades.

    LEIA TAMBÉM: Juventude e experiência: a mescla do Galo no Campeonato Gaúcho

    O projeto é discutido desde 2019, quando foi idealizado pela Secretaria de Educação, e propõe a disponibilização de graduandos das licenciaturas e Psicologia. Eles receberão bolsas e serão distribuídos entre as escolas que possuem alunos nas condições. A capacitação, prevista para ocorrer antes do início do ano letivo, também será destinada aos professores do ensino fundamental que receberão os estudantes do projeto em sala de aula. 

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A rede municipal abriga cerca de 250 estudantes que necessitam de algum tipo de apoio especializado. A meta do projeto, no primeiro momento, é acompanhar 75 estudantes em sala de aula. A universidade será responsável pela seleção dos estagiários. Com acompanhamento didático-pedagógico de profissionais especializados, eles realizarão atividades de apoio aos estudantes incluídos, desde hábitos da vida diária até auxílio nas atividades escolares.