Geral

Madame Bovet: a mulher do casarão

Publicado em: 03 de dezembro de 2023 às 23:43 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 15:15
  • Por
    Rafael Henrique da Cunha
  • Fonte
    Grupo Arauto
  • Foto: Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Produção foi baseada na história da família francesa que esteve refugiada em Monte Alverne, em 1937

    Este material faz parte do Concurso Multiplataforma Grupo Arauto e Unisc e foi produzido por estudantes de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

    Por Guilherme Andriolo, Bruna Weis, Sabrina Nicknich, Expedito Engling e Laura Strey

    A produção foi baseada na história da família francesa que esteve refugiada em Monte Alverne, em 1937. A história de Madame Bovet, uma herdeira de família poderosa, em um casamento falho, uma fuga pela liberdade e uma perseguição internacional, tudo para proteger seu bem mais precioso: suas filhas. A história é rodeada de mistérios e reviravoltas, e o mais incrível de tudo, aconteceu aqui em nossa cidade, Santa Cruz do Sul.

    Como meios multiplataformas, escolhemos um documentário, um podcast, além das redes sociais. No Instagram, durante todo o processo, postamos informações, curiosidades e o dia a dia na criação do nosso trabalho. Para o documentário, entrevistamos três pessoas importantes para contar essa história. Entre elas o jornalista Benno Kist, autor do livro que narra a intrigante história chamado “Em Segredo no Rio Thal”, também entrevistamos a jornalista Mara Pante, que fez uma série de reportagens sobre o caso no ano de 1988. Além deles, também fez parte de nossas entrevistas a professora de história Débora Inês Vogt, que analisou a imigração da família francesa e as circunstâncias históricas do país na época. Além disso, revisitamos toda a história através de fotos e imagens que nos contam um pouco mais sobre, visitamos lugares marcantes na história, como o castelinho em Monte Alverne.

    Confira o documentário:

    Confira o podcast:

    Clique aqui e confira o perfil no Instagram criado pelo grupo de trabalho para fomentar a divulgação do projeto.