O evento, que vai reunir obras de 80 artistas santa-cruzenses, será no Centro de Cultura Francisco José Frantz
Nesta sexta-feira (1º) ocorre o lançamento da Plataforma Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul. O evento, que vai reunir obras de 80 artistas santa-cruzenses, será no Centro de Cultura Francisco José Frantz – Antiga Estação Férrea, a partir das 19h30min, com realização da MOVE Coletivo Cultural.
O período de visitação será do dia 1º de dezembro até 3 de dezembro. No sábado e no domingo, o horário para visitação é das 10h às 17h. A entrada é gratuita. O financiamento do projeto é através da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, com recursos do Funcultura. A exposição também tem o apoio do Colégio Estadual Professor Luiz Dourado, Vitoriana, Setorial de Artes Visuais e Conselho Municipal de Cultura. Mais informações podem ser encontradas nos perfis @imaginariodasartesvisuais e @setorial_artes_visuais_scs.
Sobre o projeto
O Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul é um projeto inovador, que, por meio de uma plataforma digital, apresenta os artistas visuais da nossa cidade e suas produções em um único endereço online. A Plataforma Imaginário tem como objetivo promover a produção artística local e valorizar as histórias e criações dos nossos artistas.
Por meio dessa iniciativa, artistas locais têm a oportunidade de apresentar suas obras, sejam elas pinturas, esculturas, fotografias ou qualquer outra forma de expressão visual, além de compartilhar um pouco sobre suas histórias e percursos profissionais. Esse é um canal para a conexão entre os artistas e o público, incentivando o diálogo e a apreciação da nossa diversidade cultural, rompendo fronteiras regionais, alcançando outras cidades, estados ou países.
A 1ª edição apresenta 80 artistas que fazem parte da Setorial das Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul. A cada novo evento, o interesse dos artistas em participar da plataforma aumenta e assim temos a oportunidade de (re)conhecer cada vez mais nossos talentos. Clique aqui para acessar a plataforma
Conheça a história do projeto
Em 2020, ano em que o mundo vivia a pandemia Covid 19, quando sair de casa era um risco muito grande para a saúde humanitária, um grupo de artistas visuais se mobilizou para começar a transformar suas realidades. O isolamento intensificou a necessidade de viabilizar caminhos para a divulgação e a comercialização de suas obras, ao mesmo tempo que manter um diálogo com o mundo através da arte se fazia imperativo.
Assim, através da articulação da Setorial de Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura da cidade de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, a então representante dos artistas visuais da cidade, Ivani Ana Friedrich, começou a reunir informações de artistas locais a fim de criar um catálogo com suas obras e biografias, com o objetivo de divulgar a arte local e fomentar a cultura santacruzense. Em meio a um intenso investimento de energia e criatividade do coletivo para a consolidação do projeto, e uma busca árdua pela captação de recursos, em outubro de 2021 o coletivo conseguiu realizar a “1ª Mostra da Setorial de Artes Visuais de Santa Cruz do Sul”, no Centro de Cultura Francisco José Frantz, Antiga Estação Férrea da cidade.
A mostra, que reuniu 36 artistas, contou com curadoria coletiva coordenada por 7 integrantes da exposição e recebeu apoio da Secretaria de Cultura do Município. Essa ação os encorajou a seguirem lutando por espaços no mercado artístico cultural. O grupo cresceu. Incluindo artistas naturais de Santa Cruz do Sul ou que escolheram a cidade como sua, com as mais variadas técnicas, temáticas e expressões artísticas, o grupo Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul, composto por 80 artistas, se consolida, como um projeto que abraça a produção criativa de artistas visuais e que realiza ações de divulgação, pesquisa e comunicação, fazendo a nossa cultura atravessar limites regionais.
Em julho, sua primeira identidade visual, com o labirinto na logo, idealizada por um dos artistas participantes, é lançada. Em agosto de 2023, o Move – Coletivo Cultural, formado pelas artistas e curadoras Ivani Ana Friedrich, Juliane Mai, Magui Kampf e Nilani Goettems, promove a 1ª exposição que leva o nome do grupo, Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul. A exposição, que contou com recursos dos próprios artistas, reuniu obras de 76 artistas do grupo na Casa das Artes Regina Simonis, ao longo de 30 dias de exibição.
A exposição foi um sucesso e mobilizou a visita de 2820 pessoas, sendo pelo menos 1100 alunos de 25 instituições de ensino do município e região. Para cada visita agendada, grupos de artistas expositores recebiam os alunos e realizavam um intenso projeto educativo para a sensibilização da arte. A repercussão foi muito positiva e obtivemos o carinho e a curiosidade de alunos, professores, além de todo o acompanhamento da imprensa local.
Frente à necessidade de um dinamismo típico dos nossos tempos, o projeto avançou, se transformando, desta vez, na criação de uma Plataforma online. A proposta contou novamente com o apoio da Secretaria de Cultura do Município de Santa Cruz do Sul, desta vez com recursos públicos através do 1º edital do Fundo Municipal de Cultura, o FUNCULTURA, de 2023. Finalmente, em dezembro de 2023, dias 1º, 2 e 3, a Plataforma das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul é oficialmente lançada ao público, celebrada com um evento de lançamento no Centro de Cultura Francisco José Frantz, Antiga Estação Férrea, em Santa Cruz do Sul.
Leia também: Grafite, batalha de rima e hip hop marcaram o fim de semana em Santa Cruz
Notícias relacionadas
Concurso Rainha Afro Estudantil tem 30 candidatas inscritas em Santa Cruz
O evento será realizado no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município